Em recesso desde o dia 21 de dezembro, a prefeitura de Blumenau retomou as atividades normais nesta segunda-feira, das 8h às 17h30. Durante quase um mês de férias, a maioria dos serviços funcionou em sistema de plantão e com horários diferenciados. Uma das principais mudanças foi na saúde, com as 66 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) fechadas durante o período e o atendimento concentrado nos Ambulatórios Gerais. A Policlínica também reabriu nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Segundo a secretaria de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, os AGs conseguiram suprir a demanda da cidade durante o período, mesmo com o aumento no número de casos de virose, comum durante o verão, e nove suspeitas de leptospirose, com cinco casos confirmados.
Em outras secretarias, no entanto, o atendimento ficou parado durante o mês. Conforme explica o secretário de Administração, Roni Wan Dall, a escolha por um recesso maior que o comum se deu pela redução de custos e consequente saúde do servidor público.
– Não houve nenhum contratempo e a população não foi afetada com o recesso e regime de plantão – afirmou o secretário.
A secretaria de Educação também voltou ao trabalho e nesta segunda-feira os Centros de Educação Infantil (CEIs) começaram as atividades do programa de atendimento recreativo. Cerca de 4200 crianças cadastradas pelos pais no ano passado vão participar de oficinas de teatro, experiências culinárias e científicas, brincadeiras, circuitos literários, entre outras atividades. O programa vai até o dia 9 de fevereiro, última sexta-feira antes do início do ano letivo, no dia 11. As aulas na rede pública de ensino fundamental começam mais cedo, no dia 3 de fevereiro.
Continua depois da publicidade