A Receita Federal informou que, devido a atualizações em seus sistemas, alguns serviços previdenciários estarão indisponíveis nesta sexta-feira. Todas as agências da Previdência Social estarão com seus sistemas informatizados de atendimento fora do ar.

Continua depois da publicidade

Entre os serviços que ficarão indisponíveis estão o parcelamento, cálculo e a emissão da Guia da Previdência Social (GPS) no site da Receita Federal. A GPS é um documento para recolhimento de contribuições sociais, usado por empresas, contribuintes individuais, empregadores domésticos e segurados especiais.

Também ficarão indisponíveis os serviços oferecidos na internet relacionados à Certidão Negativa de Débitos, como pedido, consulta e baixa de empresas e também a concessão de Matrícula CEI, Cadastro Específico do Instituto Nacional do Seguro Social.

Nas unidades da Receita Federal também ficarão indisponíveis os serviços relacionados à regularização de obras, a depósitos judiciais e extrajudiciais e à Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIP).

Prestação de informações e requerimentos serão mantidos nas agências. Quem tem perícia médica marcada para a sexta-feira deve comparecer à agência e remarcá-la – a Receita salienta que haverá garantia da data de entrada do requerimento (DER) original, o que mantém os direitos financeiros preservados.

Continua depois da publicidade

O atendimento pelo telefone 135 também estará prejudicado. Caso seja possível, é solicitado que o segurado ligue a partir de segunda-feira, dia 6 de janeiro.