Os sites do Google, como o servidor de e-mails Gmail, o canal de vídeos Youtube e o próprio buscador Google estão indisponíveis para parte dos internautas. Segundo a assessoria de imprensa do Google Brasil, os acessos estariam sendo possíveis a partir de São Paulo, mas não há explicação da empresa sobre o que houve.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais o tema virou o assunto de publicações no microblog Twitter e na rede social Facebook. Em menos de 20 minutos a expressão #voltagoogle alcançou o Trend Topics Brasil, que é o ranking das expressões mais citadas no país.
A assessoria do Google Brasil enviou a seguinte nota para o Diário Catarinense às 18h desta segunda-feira:
“Soubemos que alguns usuários tiveram problemas para acessar algumas de nossas ferramentas, mas não encontramos problemas em qualquer serviço até agora. Continuamos monitorando nossos sistemas, e avisaremos sobre qualquer novidade.”, diz a nota.
Continua depois da publicidade
Através do site http://173.194.73.147, que é um endereço de IP, é possível entrar na página de busca e até acessar o Gmail e o YouTube. De acordo com técnicos em Tecnologia da Informação (TI), se isso ocorre o problema é nos servidores do Google, embora a empresa negue qualquer falha.
Para quem precisa de buscadores, uma das sugestões é o concorrente Bing, da Microsoft, ou digitar diretamente o endereço do site.