A partir do decreto de situação de emergência publicado pelo Governo do Estado na última terça-feira (17), diversas medidas de suspensão estão sendo adotadas no municípios catarinenses. Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS) vai suspender serviços assistenciais durante o período de sete dias.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Os serviços estão suspensos a partir desta quinta-feira (19), como formo de prevenir a transmissão do novo coronavírus. Serão mantidos apenas os serviços da Casa Abrigo Viva Rosa, que faz o acolhimento de mulheres vítimas de violência, e os Conselhos Tutelares, que vão funcionar normalmente.

Ficam suspensos os serviços dos Restaurantes Populares, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centro POP e Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat). A Unidade Administrativa da SAS, assim como os demais serviços, vão funcionar a título de plantão. Os retornos dos serviços estão previstos para quarta-feira, dia 25.

Cepat oferece serviços virtuais

Durante o enfrentamento da pandemia do vírus, o Cepat orienta para que a população utilize as plataformas virtuais de atendimento. Para a busca de empregos, são recomendados o portal Emprega Brasil e o aplicativo para dispositivos móveis Sine Fácil Trabalhador, além do Sine Fácil Empregador, para que as empresas divulguem suas vagas. Para fazer a solicitação do Seguro Desemprego, os requerentes podem dar entrada no pedido por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, do Governo Federal.

Continua depois da publicidade

No caso de dúvidas sobre a utilização do portal e aplicativos, os usuários podem consultar a equipe do Cepat pelo telefone 3467-0978, que ficará em plantão das 8 às 14 horas. Como medida preventiva, algumas empresas também estão cancelando processos seletivos que acontecem em grupo. Fica por encargo das empresas contratantes a continuação dos processos seletivos e demais orientações aos candidatos.

O serviço de confecção de carteiras de identidade para pessoas com deficiências (PCDs) e idosos, no entanto, diferente dos demais serviços oferecidos pelo Cepat, está suspenso por 30 dias, a partir desta quinta-feira (19/3).

A medida segue a resolução nº 002/DG/IGP/SSP/2020 do Instituto Geral de Perícias (IGP), publicada em 17 de março de 2020, que suspende o serviço de emissão de carteira de identidade em todo o Estado de Santa Catarina.