A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPESC) vai receber uma sala de atendimento na Câmara de Vereadores de Joinville, a partir da próxima segunda-feira (24). A inauguração da sala será um projeto piloto na cidade. O objetivo é que sejam ativados vários pontos de atendimento na região.
Continua depois da publicidade
Veja onde vai ser o estabelecimento:
Esta é a terceira sala de atendimento que será inaugurada no Estado. A Defensoria já ativou outras salas na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e na Câmara de Vereadores de Florianópolis. Conforme Juliane Schlichting, coordenadora do Núcleo Regional de Joinville, 4,5 mil atendimentos já foram realizados nessas novas estruturas na Capital.
— É o primeiro ponto de atendimento dentro das Câmaras fora da Capital. Estamos replicando em Joinville, porque entendemos que é algo que tem dado muito resultado. A ideia inicial é que esse ponto de atendimento sirva para a orientação jurídica e também para a emissão das segundas vias das certidões de nascimento e casamento, de forma gratuita para pessoas hipossuficientes — explica Juliane.
O projeto está sendo desenvolvido para trazer facilidade no acesso aos serviços. As segundas vias das certidões eram emitidas apenas nos mutirões realizados pela DPESC. A ideia é que o serviço se torne recorrente.
Continua depois da publicidade
Conforme o presidente da Câmara de Joinville, Diego Machado, esta é uma iniciativa que está sendo pensada há algum tempo.
— A gente tem a intenção de colocar outros serviços também. Mas nesse primeiro momento, vamos iniciar essa parceria com a Defensoria Pública para realizar atendimentos jurídicos à população. A Câmara entra com a estrutura. Vai ser bem no Hall de entrada onde será realizada essa prestação de serviços — afirma Machado.
Leia também
Caso de coqueluche é confirmado em criança de 12 anos em Joinville e volta a preocupar autoridades