Mesmo com o aumento no número de blitze de trânsito em Blumenau nos últimos anos, a quantia de ocorrências envolvendo motoristas embriagados e a frequência do uso do bafômetro tem caído ano a ano. Dados como esses colaboram para que, na terra da cerveja, a imprudência ainda prevaleça no trânsito.
Continua depois da publicidade
::: Testes do bafômetro caem 61% em quatro anos em Blumenau
Jânio José de Carvalho é um blumenauense que tem como trabalho principal garantir a tranquilidade de quem quer ir até a cervejaria da Eisenbahn, em Blumenau, e não se incomodar com o carro. Ele é o Motorista Amigo, contratado pela cervejaria para levar os clientes do bar até em casa. Embora já ofereça o serviço há três anos, Carvalho vê que a maior parte dos consumidores ainda prefere arriscar e dirigir o próprio veículo na hora de voltar para casa.
– Faço uma média de quatro corridas por noite. Depende bastante do dia da semana, mas é só ver o movimento do bar. Não sei se por ego ou emoção, mas muitos bebem e ainda saem dirigindo – conta o motorista de 42 anos.
Ele viu na Lei Seca uma chance de ter um trabalho à noite quando um grupo de amigos o pediu para ser o motorista oficial depois das partidas de futebol. Carvalho trabalha junto da esposa. Quando um cliente pede o serviço para o bar, ele volta dirigindo o carro da pessoa e a mulher acompanha o trajeto em outro carro para trazê-lo de volta. Ele conta que dirigindo à noite encontra algumas blitze em pontos estratégicos de Blumenau, e que várias vezes já foi parado enquanto levava clientes.
Continua depois da publicidade
– Nessas horas o cliente fica muito feliz de não estar dirigindo – completa.