A empresa responsável pela limpeza urbana de Laguna, no Sul de Santa Catarina, recolheu 250 toneladas de lixo das ruas da cidade durante os primeiros dias de carnaval, de 20 a 24 de fevereiro. A Lauber, que realiza a coleta, informou que eu um dia normal a média de lixo coletado é de 30 toneladas ao dia.

Continua depois da publicidade

A maior concentração de resíduos foi registrada na tarde deste domingo, após a passagem do Bloco da Pracinha. A programação que iniciou à tarde e foi até a noite reuniu cerca de 100 mil pessoas nas avenidas no Mar Grosso e Magalhães, segundo levantamento da prefeitura.

O secretário municipal de Obras Renato Oliveira disse que o volume é pelo menos três vezes maior do que o recolhido no ano passado. A equipe recebeu reforço para conseguir limpar as ruas e esvaziar lixeiras, mas o trabalho que iniciou ainda de madrugada precisou se estender até o final da manhã.

— Foi assustador quando chegamos hoje por volta das três da manhã, horário que começamos a limpeza, que foi até as 11h30min. Foi necessário um efetivo de funcionários bem maior em relação ao ano anterior, mas felizmente conseguimos vencer — explicou.

Tampinhas plásticas para a castração de animais

Durante os dias de folia, a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e a Liga Independente dos Blocos de Laguna vão colaborar com o projeto Recicla Pet. Com o reforço de três colaboradores, tampinhas plásticas serão recolhidas em meio ao lixo reciclável. Todo material será doado para entidades de proteção animal.

Continua depois da publicidade

Segundo o projeto, são necessários cerca de 120 quilos de tampinhas para custear uma castração. Além de ajudar no controle populacional de cães e gatos de rua, a campanha tem uma proposta ambiental.

Segundo a organização, qualquer tipo de tampinha plástica pode ser utilizado, de todos os tamanhos. Durante todo ano, são pelo menos 17 pontos fixos de arrecadação em órgãos públicos, comércios, universidade e outros locais.