O Lavabit, um serviço de criptografia de e-mail, que acredita-se que tenha sido usado pelo ex-analista de inteligência americano Edward Snowden, foi fechado nesta quinta-feira, aparentemente como resultado da pressão das autoridades do país.
Continua depois da publicidade
O proprietário do Lavabit, Ladar Levison, publicou uma mensagem na página eletrônica contando aos usuários que estava encerrando o serviço de e-mail seguro lançado no Texas há quase uma década.
– Fui forçado a tomar uma difícil decisão: tornar-me cúmplice de crimes contra o povo americano ou deixar de lado quase dez anos de trabalho duro e fechar o Lavabit – disse Levison.
– Após consultar minha consciência de forma exaustiva, decidi suspender as operações – acrescentou.
Lavison lamentou que tenha sido proibido de compartilhar detalhes do que causou o desaparecimento do Lavabit.
Continua depois da publicidade
A lei americana de segurança nacional permite às autoridades fazer solicitações a empresas, com a advertência formal de que precisam manter sigilo.
– No estado atual das coisas, não posso compartilhar minhas experiências das últimas seis semanas, inclusive quando fiz duas vezes as solicitações adequadas – disse Levison.
Lavabit ficou conhecido depois que foi divulgada a notícia de que o ex-analista do serviço de inteligência americano, Edward Snowden, tinha usado o serviço para trocar mensagens quando estava refugiado no aeroporto de Moscou.
Snowden é um foragido da Justiça americana e atualmente vive em local não revelado na Rússia, depois que Moscou lhe concedeu asilo temporário de um ano em 1º de agosto.
Continua depois da publicidade