Mais de 600 missões aéreas foram realizadas pelo Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER-FRON) no Oeste de Santa Catarina em 2022, segundo dados da Polícia Civil. Entre as ações estão apoios a operações policiais, atendimentos aeromédicos e até mesmo captura de foragidos. As atuações ocorreram nos 62 municípios que fazem parte da região da base do Oeste, e fazem fronteira com a Argentina e o Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O número é 20% superior ao mesmo período do ano passado. O aumento, segundo a Polícia Civil, se deve ao maior tempo de operacionalidade do helicóptero em relação a 2021, já que aeronave necessitou de um número menor de manutenções naquele ano.

De acordo com o SAER-FRON, ao todo, foram 630 missões, que também contaram com o apoio da equipe de saúde do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA), prefeitura de Chapecó e do Executivo de outras cidades que estão dentro da área de fronteira em Santa Catarina.

Caminhão carregado de cerveja tomba na BR-470 no Alto Vale e motorista morre na hora

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o SAER-Fron, além dos atendimentos, a equipe também atuou em ações que resultaram na apreensão de drogas, veículos adulterados, materiais contrabandeados e captura de foragidos. Desde que a equipe foi implantada no Oeste catarinense, mais de 4 mil missões foram realizadas.

Entre as operações recentes, esteve a prisão de um homem de 41 anos, foragido no Rio Grande do Sul, que teria ateado fogo na casa da ex-mulher e fugiu com a filha do casal, de dois anos. Ele foi encontrado em 15 de dezembro, em Irani, no Oeste catarinense, no entroncamento da BR-153 e da BR-282.

Repasse de cerca de R$ 540 mil

Esta semana, o SAER-FRON renovou a parceria com os 52 municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Oeste Catarinense (CIS-AMOSC). Com isso, há previsão de reforço financeiro para estruturação dos serviços prestados pelo grupo na região.

A estimativa é de que no próximo ano o repasse gire em torno de R$ 540 mil, com recursos da prefeitura de Chapecó e das demais cidades que fazem parte do consórcio.

Continua depois da publicidade

Desde que a equipe foi implantada, mais de 4 mil missões foram realizadas no Oeste do Estado – (Foto: SAER-Fron/Divulgação)

Leia também:

Morre vítima de incêndio em hotel em São Francisco do Sul

Homem ameaça matar a ex-companheira porque “passou o Natal sozinho” no Norte de SC