A primeira edição do prêmio DMX (sigla para Digital Music Experience), que coroa as músicas mais consumidas na internet, foi dominada pelo sertanejo. Entregue na noite desta quarta-feira, o prêmio leva em conta as canções mais tocadas na internet entre 1º de julho de 2014 e 15 de junho de 2015. Domingo de Manhã, da dupla Marcos e Belucci, levou o troféu de música mais baixada, enquanto Cuida Bem Dela, de Henrique e Juliano, foi o videoclipe mais assistido no período e a mais tocada em streaming.
Continua depois da publicidade
Conheça 5 grandes serviços de streaming de música por assinatura
Além das categorias objetivas – Anitta também levou um prêmio, com Na Batida, a música mais baixada para ringtones -, a premiação entregou honrarias por iniciativas criativas. O aplicativo de música por streaming Spotify foi agraciado por “criatividade em aplicativo musical”, enquanto o músico Lobão venceu na categoria “criatividade em crowdfunding”, por uma campanha que conseguiu arrecadar R$ 98 mil.
Com pirataria digital acuada, streaming ganha mercado e acirra concorrência
Continua depois da publicidade
O vídeo mais criativo foi Boa Esperança, de Emicida, que mostra empregadas domésticas se revoltando contra seus patrões. Luan Santana ganhou na categoria “melhor lançamento digital” pelo CD Acústico Luan Santana – o disco teve lançamento antecipado no Google Play e no YouTube. A categoria Top Interação, que reconhece o artista que melhor interagiu com os fãs na internet, premiou Aline Barros.
Saiba quais foram as músicas mais tocadas em streaming no Brasil em 2014