Pedalar em uma das estradas mais bonitas e temidas do Brasil. É esta a proposta que levará quase mil ciclistas à Serra do Rio do Rastro neste domingo. Em sua 5ª edição, o desafio terá um percurso de 24,6 km de muita subida e curvas sinuosas – combinadas com uma vista de tirar o fôlego.

Continua depois da publicidade

::: Confira todas as notícias de Esportes

::: Catarinense Guilherme Cascaes briga pelo 4º título do Enduro dos Pampas

O trajeto é curto para uma competição de ciclismo, mas intenso: a altitude varia de 200 m para 1400m. Nos últimos 6 km, as curvas passam a ser ainda mais fechadas e íngremes, o piso é de ladrilho e o clima não costuma ajudar.

Continua depois da publicidade

– No ano passado tinha muita serração, não dava para enxergar nada – conta o campeão da edição de 2014 do Desafio da Serra do Rio do Rastro, Marcelo Moser, ciclista de Blumenau. Mesmo assim, adora competir por lá, que já

– Sou ciclista há 24 anos e pelo menos uma vez por temporada participo de uma competição ali. É a serra mais temida, bonita e glamourosa do Sul do Brasil, não há nada similar, por isso que atrai tanta gente – avalia o atleta de 37 anos.

E é apoiado na experiência que ele alerta os desavisados: nada de acelerar no começo para poder tirar o pé nos quilômetros finais. Na Serra do Rio do Rastro, não há com aliviar.

Continua depois da publicidade

5º Desafio Serra do Rio do Rastro

Data: 8 de março

Horário: 7h

Largada: Lauro Müller

Chegada: Bom Jardim da Serra

Percurso: 24,6 km

Período de interdição da Serra: 6h às 10h