Considerada uma das estradas mais espetaculares do mundo, a SC-390, na Serra do Rio do Rastro, impressiona quem passa por ali de carro em direção a cidades como Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici. As curvas acentuadas, passagens estreitas, trechos de ladrilho, somados a beleza natural de cachoeiras, mata nativa e muitas e muitas hortências compõem um visual de tirar o fôlego.

Continua depois da publicidade

::: Confira todas as notícias de Esportes

Mas nem esse cenário incrível alivia o desafio que enfrentarão 300 corredores neste domingo: percorrer 42 km de subidas íngremes, com 256 curvas e uma variação de altitude de 148m para 1.418m. É a Mizuno Uphill Marathon, prova que chega apenas a sua segunda edição, mas já é objeto de desejo de muitos corredores corajosos pelo Brasil.

As 300 vagas abertas para o público no dia 22 de julho foram todas preenchidas em 3h29min, sendo que quase 5 mil pessoas tentaram efetuar a inscrição. Entre os que foram rápidos e conseguiram garantir uma vaga, há representantes da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Continua depois da publicidade

No domingo, a largada da Mizuno Uphill Marathon será na praça central da cidade de Treviso, às 7h. O percurso passa pela rodovia SC-447, atravessa cidade de Lauro Müller e segue pela rodovia SC-390, na encontra a Serra do Rio do Rastro, até a chegada emocionante no mirante com vista para a estrada, já no município de Bom Jardim da Serra.

O maior desafio do trajeto, para além de uma maratona comum, é a inclinação média de 7%, que atinge 35% nos trechos finais, com uma altitude inicial de 148m e final de 1.418m. A previsão de chuva para o fim de semana pode ser um obstáculo a mais para os competidores e, como na primeira edição, diminuir a visibilidade de quem também planeja contemplar a beleza da Serra Catarinense.