Um site espanhol está promovendo um concurso para saber qual a estrada mais surpreendente do mundo e ofereceu 14 opções. As alternativas são obras monumentais de engenharia. O que chama a atenção é que os internautas estão votando em massa na catarinense Serra do Rio do Rastro, que está com o triplo de votos da segunda opção, uma ponte na Noruega.

Continua depois da publicidade

Um adágio serrano diz que quando um engenheiro rodoviário vai construir uma estrada solta uma cobra no chão e vai atrás, desenhando o projeto. Mais ou menos isso ocorreu na construção da Serra do Rio do Rastro, mas a trilha foi marcada pelas patas de tropas que eram levadas do Rio Grande do Sul para São Paulo.

São 283 curvas em apenas 10 quilômetros da rodovia que liga o litoral ao alto de uma montanha a quase 1,5 mil metros acima do nível do mar. De cima, o visual é deslumbrante. De dia, parece uma escadaria rumo ao infinito. À noite, lembra uma gigantesca árvore de Natal iluminada.

Esta monumental obra de engenharia está ponteando com folga uma votação que vai eleger a estrada mais surpreendente do planeta. A lista foi publicada no dia 23 de julho deste ano no site de notícias 20minutos.es, da Espanha, e apresenta 14 incríveis estradas em todos os continentes.

Continua depois da publicidade

A única brasileira é a Serra do Rio do Rastro. Os internautas não votam em apenas uma, mas em todas as opções, atribuindo notas que variam de 1 a 5 para cada.

Na sexta-feira, a candidata catarinense estava com mais de 17 mil pontos, contra pouco mais de 5 mil da segunda colocada, a Ponte de Storseisundet, na Estrada do Atlântico, na Noruega.

Em terceiro vem o Túnel Guoliang, na China, com menos de 5 mil. A Serra do Rio do Rastro é um dos lugares mais lindos do Brasil. Pavimentada há 25 anos em uma das proezas da engenharia catarinense, liga os municípios de Lauro Müller, no pé da montanha, a Bom Jardim da Serra, no alto.

Continua depois da publicidade

Intuito é somente matar a curiosidade

Em contato com a redação do site, em Madri, na Espanha, os organizadores da votação informaram que a lista foi criada por um internauta do portal, mas não informaram o nome dele.

Segundo o site, a votação não tem o intuito de premiar a estrada vencedora, mas fazer uma enquete virtual para que o público mate a curiosidade sobre alguns dos locais espetaculares, que os espanhóis denominam de “assombrosos”.

O nome de batismo da estrada é Irineu Bornhausen (SC-438) e foi implantada entre 1950 e 1955. No tempo dos tropeiros, era uma picada. Durante a Revolução Farroupilha (1835 a 1845), o caminho foi rota de fuga de Anita e Giuseppe Garibaldi e seus companheiros, que escapavam dos soldados imperiais.

Continua depois da publicidade