Algumas cidades de Santa Catarina amanheceram com temperaturas amenas e, inclusive, cobertas por geada, na manhã deste domingo (5). Em pleno outono, as temperaturas mais baixas registradas foram na Serra Catarinense. Bom Jardim da Serra marcou 1,1°C nos termômetros; Urupema teve 3,4°C; e no interior de São Joaquim fez 6,6°C.
Continua depois da publicidade
Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, o fenômeno ocorre por causa da presença do ar seco nesta época do ano. Durante a noite, com o céu aberto e ausência de nuvens, o ar quente ocorrido em razão das temperaturas altas ao longo do dia sobe, enquanto o ar próximo à superfície perde calor durante a madrugada. Com isso, especialmente cidades serranas registram temperaturas amenas e geadas nas regiões mais baixas.
A exemplo disso, a cidade de Urupema, na Serra Catarinense, registrou quase cinco graus de diferença em distintos pontos do município. A localidade mais baixa chegou a 3,4°C, enquanto a mais alta 8°C.
Ainda conforme Puchalski, isso ocorre em todo o Estado, mas a geada só acontece dependendo da característica de relevo de cada região.
Veja imagens da Serra catarinense:
Continua depois da publicidade


