Quem escolheu São Joaquim, no alto da Serra, para ver a neve, acertou. Os primeiros flocos começaram a cair no início da madrugada deste sábado (6), por volta das 2h30min. Assim que a neve começou a aparecer, moradores e turistas foram até o centro da cidade para ver os tão esperados flocos caindo.

Continua depois da publicidade

Os carros e árvores foram cobertos pelos poucos pontinhos brancos, o que animou visitantes e moradores. A incidência do fenômeno foi confirmada pelo meteorologista Leandro Puchalski após a análise dos registros. Segundo ele, também nevou de maneira bem fraca no Mirante da Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, por volta de 20h desta sexta-feira (05).

Neve encantou turistas e moradores nesta madrugada na Serra de Santa Catarina.
Neve encantou turistas e moradores nesta madrugada na Serra de Santa Catarina. (Foto: Eduarda Demeneck)

Em Urupema, o amanhecer também foi gelado. Mas, por lá, a neve não apareceu. O frio intenso mudou a paisagem, encobrindo os campos com uma camada branca e pesada. O responsável foi o fenômeno chamado sincelo, confirmado por Puchalski.

As temperaturas foram baixas em diversas cidades de Santa Catarina no início da manhã deste sábado. A menor delas foi registrada no Morro das Torres, em Urupema, onde os termômetros marcaram -5,6ºC, com sensação térmica de – 15 ºC.

Confira as menores temperaturas no amanhecer

Continua depois da publicidade

Urupema amanheceu coberta pelo sincelo
(Foto: Diorgenes Pandini)

Previsão para os próximos dias

O fim de semana deve ser de sol em todas as regiões do Estado, mas o frio segue presente. Entre a Serra e Meio Oeste, o sábado deve ser marcado por nebulosidade durante a manhã, com sol ao longo do dia. As temperaturas máximas no domingo devem ficar em torno de 14°C e 17°C.

Acesse também:

SC tem neve e sincelo neste sábado, veja as temperaturas mais baixas

Frio transforma paisagem e rotina da Serra catarinense à espera da neve

Polícia Rodoviária interdita estrada da Serra do Rio do Rastro