Em três meses, a BR-280 registrou 18 ocorrências na Serra de Corupá relacionadas às fortes chuvas que atingem a região desde o ano passado. Por conta dos estragos, que incluem deslizamentos de terra, quedas de aterro e rompimento de bueiros, a rodovia já foi totalmente interditada em pelo menos quatro oportunidades e segue bloqueada por tempo indeterminado desde a última quinta-feira (23).
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A pedido do A Notícia, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fez um levantamento dos danos e quais ações de recuperação estão sendo feitas quilômetro a quilômetro. Em de dezembro, o órgão que administra a rodovia decretou situação de emergência em um trecho de 47 quilômetros da via. Os pontos são entre o km 64,2, em Jaraguá do Sul, e o km 111,5, em São Bento do Sul.
A partir desta declaração, o DNIT fez uma contratação em caráter emergencial para iniciar serviços imediatos como escavações, execução de aterros, regularização de pista, acostamento e talude, construção de galerias, implantação de desvios, limpeza de material sobre a pista, entre outros trabalhos.
Pontos que registraram estragos
Os pontos que tiveram estragos ficam nos km 77, 78, 81, 84, 85, 86, 89, 92, 93, 96 (com duas ocorrências), 97 (duas ocorrências), 98, 100 (duas ocorrências), 101 e 102 (uma ocorrência). Em três meses, a rodovia precisou ser bloqueada pelo menos quatro vezes. Na última vez, um barranco cedeu e a terra se espalhou sobre as duas pistas.
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“Não passa nem a pé”: chuva continua em Corupá e aumenta alerta para novos deslizamentos
A primeira ocorrência de maior impacto registrada na BR-280 foi em dezembro de 2022, quando uma cratera se abriu e dividiu a pista ao meio no Km 97. Por causa disso, a rota ficou interditada entre os Kms 84 e 111.
Em seguida, no dia 30 de janeiro, houve outro bloqueio no Km 78 após um novo deslizamento de terra. No dia seguinte, à tarde, a via foi liberada, mas registrou novos estragos e foi interditada novamente durante a noite do mesmo dia.
Três dias depois, no início de fevereiro, mais uma cratera se abriu. Desta vez, o estrago aconteceu no Km 84. Inicialmente, o estrago foi no acostamento da via, e ela foi interditada parcialmente. Mas, por conta da chuva, o buraco aumentou e a BR-280 foi totalmente bloqueada.
Ainda interditada do Km 100 ao Km 102, trecho que liga as cidades de São Bento do Sul e Corupá, o DNIT segue monitorando a rodovia em razão do período de fortes chuvas que atinge a região e estudando alternativas extras para garantir a trafegabilidade da BR-280. A princípio, com permanência do tempo instável, não há prazo para liberação da via.
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Obras de contenção e recuperação por quilômetro
Como solução, além das interdições e obras emergenciais que já ocorrem na pista, o DNIT executa medidas de contenção de encostas e construções de barreiras após diversos desmoronamentos na BR-280. O órgão explica que a geografia desses locais, com trechos de serra, vales e encostas íngremes são os fatores que podem explicar esses constantes estragos na pista.
Trabalhos de recuperação já são executados na rodovia e as operações acontecem do lado de fora da via e, portanto, não afetam o trânsito. No entanto, os motoristas devem estar atentos devido à sinalização provisória, movimentação de maquinário e falta de acostamentos em alguns segmentos. Vale reforçar que o trecho do km 84 ao km 111 segue interditado para veículos pesados. Veja os trabalhos feitos em cada quilômetro:
km 77,3
Ocorrência: Escorregamento de aterro
Solução: Execução de novo aterro em rocha
Status: Em execução
km 78,8
Ocorrência: Rompimento parcial de bueiro
Solução: Recuperação de bueiro
Status: Em execução
km 81
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Regularização de talude
Status: Em execução
km 84,4
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Corte de talude e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 85
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Corte de talude e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 86
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Corte de talude e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 89,3
Ocorrência: Escorregamento de aterro
Solução: Execução de novo aterro e construção de cortina atirantada
Status: Em execução
km 92,7
Ocorrência: Escorregamento de aterro
Solução: Caminho de serviço e novo aterro em rocha
Status: Em execução
km 93,5
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Recomposição do talude, supressão vegetal, revestimento vegetal e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 96,6
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Recomposição do talude, supressão vegetal, revestimento vegetal e construção de muro de gabião
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Status: Em execução
km 96,9
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Recomposição do talude, supressão vegetal, revestimento vegetal e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 97
Ocorrência: Rompimento de bueiro
Solução: Execução de uma nova galeria em concreto
Status: Concluído, com andamento de obras complementares
km 97,2
Ocorrência: Escorregamento do talude do aterro
Solução: Recomposição do talude, supressão vegetal, revestimento vegetal e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 98,3
Ocorrência: Escorregamento de aterro
Solução: Caminho de serviço e execução de novo aterro
Status: Em execução
km 100
Ocorrência: Escorregamento de aterro
Solução: Caminho de serviço, supressão vegetal, e execução de novo aterro
Status: Em execução
km 100,2
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Recomposição do talude, supressão vegetal, revestimento vegetal e construção de muro de gabião
Status: Em execução
km 101
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Recomposição do talude, supressão vegetal, revestimento vegetal e construção de muro de gabião
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Status: Em execução
km 102,7
Ocorrência: Escorregamento de talude
Solução: Recomposição do talude e construção de muro de gabião
Status: Em execução
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