A BR-285, conhecida como Serra da Rocinha, foi bloqueada nesta terça-feira, sendo liberada no fim da tarde. Madeireiros, caminhoneiros e empresários locais que utilizam a estrada fizeram um trabalho de manutenção para que se tenha melhores condições de tráfego. O trecho de 30 quilômetros, de estrada de chão, fica entre os municípios de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, e Timbé do Sul, em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A manutenção foi feita no lado catarinense da rodovia, no começo da Serra, e cerca de dez pessoas trabalham há pelo menos uma semana. Esta terça-feira foi o único dia em que a estrada precisou ser bloqueada, pois o trecho em manutenção é estreito e não é possível manter o tráfego de veículos. A manutenção começou na divisa com o Rio Grande do Sul. Os trabalhos compreendem um total de cerca de 14 quilômetros.

No mês passado, uma audiência reuniu lideranças empresariais, políticas e entidades gaúchas e do sul catarinense na Câmara de Vereadores de Bom Jesus (RS), para discutir uma solução para o problema. A BR-285 tem 740 quilômetros, inicia em São Borja (RS) e vai até Araranguá, passando por 33 municípios.

Essa rodovia tem a rota comprometida pela falta da pavimentação na serra. O trabalho é aguardado há mais de três anos. A obra já tem ordem de serviço assinada, mas os trabalhos ainda não iniciaram. Um dos objetivos é reduzir distâncias para o escoamento da produção de grãos do centro do Rio Grande do Sul até o Porto de Imbituba.

Através de sua assessoria de imprensa, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o contrato já está assinado e no prazo máximo de 15 dias a empresa LCM inicia os trabalhos de manutenção do trecho.

Continua depois da publicidade