Pouco mais de um mês após receber turistas de todo o Brasil na Festa Nacional do Pinhão, a rede hoteleira da Serra catarinense vive um novo momento de euforia. A partir de amanhã, a região mais fria do país entra na sua melhor época do ano: as férias de julho.
Continua depois da publicidade
Serão 10 dias consecutivos de intensa movimentação de turistas de diversos lugares em busca de contato com a natureza, sossego e conforto, além do forte frio previsto para os próximos dias.
Só em Lages existem 3,3 mil leitos na rede hoteleira convencional. Incluindo Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema, que compõem a região turística mais fria do Brasil, o número de leitos praticamente dobra e chega a seis mil. E todos estarão ocupados até o dia 27, quando os visitantes voltarão para casa.
Nos últimos anos o frio deixou de ser o carro-chefe do turismo na região, cada vez mais procurada por quem quer fugir da correria e do estresse das grandes cidades, especialmente nos hotéis-fazenda.
Continua depois da publicidade
O presidente do Conselho de Turismo da Serra (Conserra), Sérgio Lima, comenta que os visitantes têm demonstrado grande interesse nas belezas naturais, nos esportes radicais e nos vinhos da região.
– Nessa época do ano muita gente visita a Serra para praticar caminhadas – destaca Lima.
Para a diretora de Políticas de Turismo, Cultura e Esporte da secretaria de estado do Turismo, Rosângela Laura Ventura Gomes de Castro, o turismo na Serra está consolidado a ponto de não depender somente do frio.
– As pessoas querem sossego e contato com a natureza. O grande desafio é desenvolver o turismo no ano inteiro.
Continua depois da publicidade
Porque vale o passeio
:: MORRO DA IGREJA
Localizado entre Bom Jardim da Serra e Urubici, o seu topo está a 1.822 metros do nível do mar. É o ponto ideal para a combinação de frio e umidade, principais “combustíveis” da neve. De lá é possível avistar a famosa Pedra Furada. Para subir o morro é necessária autorização do Parque Nacional de São Joaquim. Contatos pelo telefone (49) 3278-4994 ou pelo e-mail parna.saojoaquim@icmbio.gov.br.
:: MORRO DAS ANTENAS
Localizado em Urupema e com o topo a 1.750 metros de altitude é o local onde acontece um fenômeno raro no Brasil, o sincelo, que é muito semelhante à neve e consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície.
:: CACHOEIRA QUE CONGELA
Localizada aos pés do Morro das Antenas, congela em dias gelados. O acesso é fácil e o visual é incrível.
Continua depois da publicidade
:: SERRA DO RIO DO RASTRO
Um dos principais cartões-postais de SC. A altitude de 1.421 metros permite um visual único da estrada sinuosa e, em dias claros, é possível avistar o mar.