Em uma viagem por lugares pouco conhecidos da Serra catarinense, o Globo Repórter dessa sexta-feira (22) vai relembrar histórias, roteiros e belezas encontrados na região mais alta e mais fria de Santa Catarina. Ao longo de um ano, o repórter Ricardo von Dorff percorreu diferentes regiões da serra para mostrar ao Brasil – e aos catarinenses – territórios desconhecidos.
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O programa foi exibido em agosto de 2018, e a reprise vai ao ar nesta sexta a partir das 22h30min (horário da Brasília). Em função do coronavírus e do deslocamento da produção para a cobertura da pandemia, desde o início de abril o Globo Repórter tem reexibido alguns programas.
Na travessia de cerca de 70 quilômetros a pé pelo Campo dos Padres, região intocada no teto da serra, o desafio foi além do desgaste físico. Foram utilizados cavalos para o transporte de comida e equipamentos como um gerador portátil, além da ajuda de montanhistas, que foram os guias no trajeto, conta Von Dorff.
– A ideia do programa foi mostrar para todo o Brasil uma parte de Santa Catarina que os próprios catarinenses desconheciam. Pelo menos , a imensa maioria. Esse foi nosso ponto de partida e desafio, revelar lugares, gente, histórias e curiosidades – explica von Dorff.

O programa foi gravado em diferentes épocas, conforme os acontecimentos. Na primavera, a reportagem acompanhou a floração da cerejeira, e no verão, a produção do mel da bracatinga. Esse é o único mel não floral, produzido a partir do melato expelido pelas cochonilhas, do qual as abelhas se alimentam. A caminhada pelo teto da serra foi no início do outono, para aproveitar as temperaturas mais amenas.
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A goiaba serrana produzida em São Joaquim também é tema do programa, assim como as ervas medicinais encontradas em Rio Rufino. Em Lages, a Coxilha Rica parece ter parado no tempo, e 400 moradores vivem em um território do tamanho do município do Rio de Janeiro.
A direção do programa é de Margarida Santi e Mário Gomes, com imagens dos repórteres cinematográficos Jean Carlos e Marcos Schmitt e auxílio técnico de Jhonathan Martins.
