A Serra Catarinense já apresenta termômetros marcando graus negativos e as madrugadas geladas atraem turistas em busca de belas paisagens, degustação de bons vinhos, bate-papos em volta da lareira de pousadas e hotéis e a perspectiva de fazer bonecos de neve numa das regiões mais frias do Brasil.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O inverno chegou e com ele as baixas temperaturas. Desde o dia 21 deste mês e até 22 de setembro, a estação mais fria do ano promete. Afinal, o outono de 2021 bateu recordes de temperaturas mínimas.
Algumas cidades da Serra Catarinense têm sim alta probabilidade de nevar. E são um convite irresistível para famílias e grupos de amigos que gostam de curtir juntos as delícias do inverno.
A chegada da massa de ar polar traz também níveis de umidade mais elevados. É esta conjunção que promove a ocorrência de neve. O fenômeno meteorológico vem sendo cada vez mais comum na Serra Catarinense devido ao clima subtropical da região.
Continua depois da publicidade

Neste cenário gelado, São Joaquim, Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema são as cidades que se destacam por sua beleza natural. O caminho até lá, pela famosa Serra do Rio do Rastro também faz parte da lista de atrações. Subida e descidas íngreme e suas dezenas de curvas são de tirar o fôlego. E rendem imagens lindas e inesquecíveis.
Preparado? Não se esqueça dos cuidados e das restrições sanitárias devido à Pandemia do Coronavírus. Junte a eles, luvas, gorros, cachecóis, meias, jaquetas e calças mais quentes que você tiver.
Faça suas reservas em uma das muitas pousadas que recebem visitantes nesta época do ano e boa viagem! A Serra Catarinense e o Planalto Sul de Santa Catarina esperam por você!
> Veja fotos de nevascas históricas pelo mundo
Confira as cidades para visitar na Serra Catarinense
São Joaquim
Quem procura a combinação de umidade com frio intenso, a condição favorável pra ocorrência da neve, precisa colocar no seu roteiro de viagem, a cidade de São Joaquim. Partindo de Florianópolis, a capital de Santa Catarina, pegando a SC-390 via Serra do Rio do Rastro, você terá que percorrer 271 km.
Continua depois da publicidade
Vale a pena. São Joaquim dispõe de muitas árvores que chegam a congelar por causa das geadas, que são constantes por lá. Além desse presente da natureza, o enoturismo também faz parte do passeio.
O município abriga várias vinícolas, onde se pode experimentar os chamados vinhos de altitude. E, ao mesmo tempo, degustar amostras de salames e queijos também produzidos na região. E que podem ser comprados como lembrança.
> Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina
Urupema
O monitoramento da ocorrência de neve, feito pelo EPAGRI em Santa Catarina, começou há 21 anos. De lá pra cá, vem registrando o fenômeno climático principalmente nas cidades mais altas da região. Urupema é a cidade com maior altitude do Estado, estando a 1425 metros acima do nível do mar.
A população de 2,4 mil habitantes aumenta nesta época do ano em consequência da chegada dos turistas ávidos pra conferir de perto a formação dos sincelos, que são o congelamento de gotas de água que ficam pendurados nos galhos das árvores. Isso ocorre, principalmente, no Morro das Antenas, quando há temperaturas negativas.
Continua depois da publicidade
> Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas
Urubici
Uma das atrações desta cidade que abriga o parque Nacional de São Joaquim é a formação rochosa, que se estende no caminho até lá. No parque, os turistas podem visitar o Morro da Igreja e a Pedra Furada. A Serra do Corvo Branco também tem seu ponto mais alto em Urubici.
As cachoeiras, cavernas e cânions enriquecem a rota da natureza em Urubici. A cidade fica num vale plano, a 915 metros de altitude, rodeado de montanhas. Um espetáculo com belas atrações naturais.
Pra pegar frio, ver as geadas e até mesmo a neve, o ideal é visitar Urubici entre junho e agosto. Neste período do ano, as temperaturas podem chegar a – 5 graus. No alto das montanhas, ainda menos ainda. Brrr!
> Neve em Santa Catarina: quando acontece
Bom Jardim da Serra
Para chegar lá, saindo de Florianópolis e acessando a Serra do Rio do Rastro, são 228 km percorrendo parte na BR-101 e outra na SC-390. Bom Jardim da Serra é o primeiro município do topo da Serra.
Continua depois da publicidade
Lá, o passeio imperdível é o Mirante da Serra do Rio do Rastro. A vista mais aberta, sem neblina, ocorre entre 11 e 15 horas. Dali é possível enxergar as curvas já percorridas e as do trajeto que você ainda terá pela frente. É um bom ponto também para repor as energias tomando um café quentinho.
Os amantes da natureza seguem até o mirante formando verdadeiras peregrinações feitas de carro, e moto e até de bicicleta.
> Frio forte e neve: o que os catarinenses podem esperar da previsão do tempo
Lages
Outra cidade onde pode ocorrer a tão esperada neve neste mês de julho, com temperaturas podendo chegar a 7 graus negativos, é Lages, o maior município da Serra Catarinense.
Considerada a terra dos tropeiros e berço do turismo rural com 150 mil habitantes, Lages é muito conhecida pela sua tradicional festa do Pinhão, comprometida pela Pandemia do Coronavírus
Continua depois da publicidade
O evento que dura em média 10 dias atrai anualmente uma multidão atraída por diversas exposições e vários shows, além de claro, pela degustação do pinhão nas mais diversas receitas, entre elas sopas e purês. Há muitas fazendas demarcadas por taipas ou muros de pedras compondo um bonito cenário rural a serem visitadas.
> Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Experimente as comidas típicas, as cavalgadas e o fogo de chão. A ligação direta com Florianópolis passa pela cidade de Alfredo Wagner, via BR-282. Lages conta com boa rede de hotéis espalhados pela cidade, sendo que no interior a opção de hospedagem fica para as pousadas e hotéis fazendas.
O Morro da Cruz, a Catedral de Lages, o Parque Jonas Ramos, a Praça João Ribeiro, ao lado da Praça Vidal Ramos, e o Centro Cultural e Memorial Nereu Ramos são os principais pontos turísticos. Não deixe de visitar também o Museu Histórico Thiago de Castro, mas não sem antes conferir as restrições de visitação por causa da Pandemia.
Vai ter neve mesmo?
Em relação à chegada da neve, deve nevar no Estado entre os último dias de junho e os primeiros de julho. Já se sabe que neste inverno, o frio será intenso em Santa Catarina e, principalmente, na Serra, é mais provável que a neve aconteça.
Continua depois da publicidade
Afinal, o estado fica no Hemisfério Sul, região onde a frequência de neve pode ocorrer entre os meses de março e setembro. De acordo com o EPAGRI/CIRAM, Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, para esta primeira semana de inverno, ainda não há confirmação do fenômeno.
Tudo sobre a neve em SC
Leia também
Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada
Relembre: Neve é registrada em pelo menos 107 cidades de Santa Catarina
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Relembre a neve em Santa Catarina com fotos
Neve em Minas Gerais? Entenda o fenômeno que mudou a paisagem de cidades mineiras