A Serra de Santa Catarina voltou a registrar temperaturas negativas e geada nesta sexta-feira (17). É o segundo dia seguido em que a região amanhece com mínimas abaixo de zero e paisagens cobertas de gelo.

Continua depois da publicidade

De acordo com Epagri/Ciram, que monitora as condições do tempo no Estado, em Urupema fez -1,6ºC. Já em Bom Jardim da Serra a mínima foi de -1,5ºC.

Em áreas de baixada houve também registro de geada. Na cidade de São Joaquim, onde marcou 2ºC, a região dos vinhedos teve a paisagem transformada por uma camada branca de gelo.

Também houve baixas temperaturas em cidades de outras regiões de Santa Catarina, a exemplo do que já havia ocorrido na quinta-feira. Em Curitibanos, Caçador e Frei Rogério, no Meio-Oeste catarinense, os termômetros chegaram perto de 0ºC. Já em Rio Negrinho, no Norte do Estado, a mínima foi de 2,6ºC.

Conforme o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a formação de geada e o registro de temperaturas negativas são normais durante o outono nas áreas mais altas de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Geada e frio na Serra
Amanhecer desta sexta com geada em São Joaquim, na Serra catarinense (Foto: Mycchel Legnaghi)

Previsão

A previsão para esta sexta, ainda de acordo com Puchalski, é de sol e tempo seco. As temperaturas devem subir ao longo dia, chegando a máximas entre 25ºC e 27ºC em cidades do Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas cidades do Oeste, Serra e Sul, a previsão indica temperaturas entre 21ºC e 23ºC.

Já para o fim de semana, a previsão é que o sol continue, apesar do aumento de nuvens entre as noites e as manhãs. As temperaturas no amanhecer devem seguir baixas, mas não tanto quanto o registrado ao longo da semana.

Geaga na serra
Camada de gelo cobriu paisagem de cidades serranas (Foto: Mycchel Legnaghi)

frio na serra de sc
(Foto: Mycchel Legnaghi)

frio na serra de sc
(Foto: Mycchel Legnaghi)