Uma cobra da espécie jararacuçu, uma das maiores da região Sul, foi solta em uma área de mata nesta quinta-feira (28), em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Ela foi encontrada no fim de semana por moradores da região.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com o biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Ademar Duwe, o animal foi resgatado pelos Bombeiros Voluntários no sábado (23). Já na segunda-feira (25), foi encaminhado para a fundação, onde ficou junto com outras cobras.
— Essa cobra é uma serpente peçonhenta, a maior que tem no Sul, e pode chegar a 2 metros. Apesar de ser comum na região, é díficil encontrá-la em áreas onde há residências — pontua.
Nesta quinta, a equipe de biólogos, então, realizou a soltura do animal em uma área de mata. Além da cobra, outros dois animais da mesma espécie foram soltos. A equipe também devolveu à natureza cinco jararacas e uma coral verdadeira.
Continua depois da publicidade
Só em 2022, a Fujama já fez o resgate de sete jararacuçú em Jaraguá do Sul. O número é o equivalente ao total de cobras da espécie capturadas no ano passado.
Onde ligar caso encontre uma cobra
- Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190)
- Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo
- Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252
- O telefone da Fujama é (47) 3273-8008, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h
Leia também:
Bebê de 11 meses morre afogado em Navegantes e mãe é presa
SC cria 11 mil empregos em março e saldo de 2022 sobe para 64 mil novas vagas