Uma jararaca assustou os moradores de uma casa em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina, na noite de Ano Novo. O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros Militar neste sábado (31) no bairro Restinga.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a equipe de resgate, a cobra foi encontrada entre os arbustos do jardim do imóvel por volta das 19h20. A equipe demorou cerca de 40 minutos para localizar o animal, que foi retirado com o auxílio de equipamentos de proteção e, depois, devolvido à natureza.

Criança é salva após se afogar em piscina no Norte de SC

Conforme os bombeiros, o animal é da espécie jararaca-da-mata — ou jararaca verdadeira, como é conhecida. Uma cobra adulta pode chegar até 1,6 metros de comprimento. Além disso, ela costuma ficar bem camuflada sobre folhas secas e, quando ameaçada, se achata e bate com a cauda sobre a vegetação.

Continua depois da publicidade

O animal é venenoso. Segundo os bombeiros, cerca de 90% dos acidentes com humanos envolvendo serpentes são por conta de jararacas. O veneno dela pode causar lesões como hemorragia e necrose, que, em casos graves, pode levar a amputação dos membros caso não sejam tratadas.

Apesar disso, os bombeiros orientam que a pessoa, ao encontrar uma serpente, não a mate. A dica é manter distância segura do animal e acionar a equipe de resgate pelo 193. Com isso, um grupo especializado na manipulação e soltura dos animais poderá fazer a devida retirada.

Cobra foi capturada na noite de Ano Novo – (Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação)

Leia também:

Troca de tiros com policiais em mangue de Joinville provoca busca por traficantes

Morador de rua é morto por adolescente armado em Joinville; jovem cita legítima defesa