Uma moradora de Itapema se surpreendeu nesta segunda-feira (5) ao encontrar na própria casa uma cobra de quase dois metros de comprimento. O animal, conhecido popularmente como serpente-cipó, estava em uma árvore aos fundos da residência. Ela foi retirado do local pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR) do município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região direto no Whatsapp
De acordo com a entidade, os socorristas foram acionados por volta das 15h40min para atender a ocorrência no bairro Várzea. Na casa, encontraram a cobra do gênero Chironius, que costuma apresentar um temperamento agressivo. Duas pessoas estiveram envolvidas no resgate.
Apesar de ter veneno, a espécie não é capaz de matar um ser humano. Como ela também não apresentava nenhuma lesão, a serpente foi solta em uma área de conservação ambiental em Itapema.
Sobre a serpente-cipó
Segundo informações da Fiocruz, a cobra é da família Colubridae, sendo bastante agitada e arisca. A serpente também costuma fugir quando é avistada e pode morder. A coloração verde, que chama a atenção de quem a encontra, se confunde com o ambiente, já que é comum que ela passe a maior parte do tempo em árvores e arbustos.
Continua depois da publicidade
Também é considerada uma cobra fina e ágil, que se alimenta de pequenos anfíbios, como pererecas.
Com reprodução ovípara, a serpente põe entre 15 e 18 ovos. É comum que o nascimento ocorra no início da estação chuvosa.

*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Morte de homem encontrado sem cabeça em SC teria como pano de fundo o tráfico de drogas
Jovem pilota moto a 136 km/h em Blumenau e “provoca” ao passar em frente à polícia