Sabidamente, o nicho de histórias baseadas em fatos reais é um dos favoritos dos fãs de ficção. Assim, as séries de TV nacionais e internacionais se utilizam muitas vezes de seu orçamento e o tamanho que tem para retratar fatos reais. Tanto de crimes quanto de fatos que marcaram a nossa história. Por isso, preparamos uma lista com 21 séries que inspiram seu roteiro em fatos reais.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Confira a lista 21 séries baseadas em fatos reais
Primeiramente, precisamos esclarecer alguns pontos sobre a lista:
- O ranking conta com séries de variados gêneros disponíveis nos serviços de streaming
- Além disso, retrata desde pessoas até eventos históricos
Continua depois da publicidade
1 – Narcos (Netflix)
De início, vamos trazer uma série que foi muito elogiada há poucos anos atrás. Narcos da Netflix conta a história da expansão do tráfico de cocaína pelo mundo. Principalmente focando na história do narcotraficante colombiano Pablo Escobar (Wagner Moura) e a luta das autoridades americanas e sul-americanas para derrubar o império.
2 – Chernobyl (HBO Max)
Assim como o nome sugere, essa série retrata a maior tragédia nuclear da história da humanidade. Ao longo da trama, o espectador vai descobrindo todas as falhas que levaram ao caso que desolou famílias e causou graves danos ambientais à Ucrânia e à Bielorússia.
Continua depois da publicidade
3 – Olhos que Condenam (Netflix)
A série conta a história de cinco jovens negros de Nova Iorque que foram presos injustamente e coagidos pela polícia à confessar um crime brutal. Além disso, mostra todo o sofrimento que passaram até conseguir provar inocência.
4 – Black Bird (Apple TV)
A princípio a história dessa série pode parecer ficcional, mas é adaptada da realidade. Após ser condenado a 10 anos de prisão Jimmy Keene (Taaron Egerton) recebe uma proposta para diminuir a pena. Para isso, precisa convencer o perigoso Larry Hall a confessar seus crimes para a polícia. Em realidade, o verdadeiro Jimmy Keene registrou em um livro a história que aconteceu exatamente assim.
5 – Mindhunter (Netflix)
Recentemente, o gênero chamado de True Crime vem ganhando espaço, e Mindhunter é uma bela opção para quem gosta. A série se passa nos anos 70 e apresenta alguns agentes do FBI entrevistando serial killers para traçar um perfil que facilite a solução de casos futuros. Os protagonistas são inspirados por agentes da vida real que fizeram esse trabalho.
Continua depois da publicidade
6 – The Dropout (Star +)
Essa série conta a história real de ascensão e queda da ambiciosa Elizabeth Holmes (Amanda Seyfried), que queria ser bilionário e não media esforços para isso. Ela criou a empresa Theranos com 19 anos, e logo conseguiu grandes investimentos. Mas com o tempo, a farsa do negócio foi sendo desmascarada e o sonho desmoronou.
7 – Nada Ortodoxa (Netflix)
Essa história se baseia na autobiografia de mesmo nome da escritora Deborah Feldman. Ela fugiu de um casamento arranjado por sua família ultraortodoxa em Nova Iorque e foi para Berlim. Contudo, a história vai se separando da biografia ao longo da trama.
8 – Dahmer: Um canibal americano (Netflix)
A série conta a história de Jeffrey Dahmer, um famoso serial killer que seduziu e matou 17 rapazes ao longo de uma década. Ademais, o criminoso tinha também alguns rituais macabros que ajudaram a despistar os investigadores.
Continua depois da publicidade
9 – Todo dia a mesma noite (Netflix)
A primeira produção brasileira da lista, é baseada no livro-reportagem da jornalista Daniela Arbex. Assim como Chernobyl, a série mostra as falhas de segurança que levaram ao incêndio da Boate Kiss em 2013. Os personagens são inspirados em alguns dos entrevistados por Arbex na obra homônima.
10 – The Act (Lionsgate +)
Essa história já foi muito repercutida no nicho do True Crime, mas muita gente ainda não a conhece. Dee Dee (Patricia Arquette) é uma mãe superprotetora que convence a própria filha Gipsy (Joey King) de que ela tem uma deficiência, usando disso para conseguir também dinheiro da caridade. Porém, com o tempo, Gipsy descobre a manipulação e tenta escapar das amarras da mãe.
11 – Alias Grace (Netflix)
De antemão, a série inicia em uma cena de crime no Canadá do Século XIX. Um patrão e uma governanta são encontrados mortos. Os principais culpados são o cocheiro James Mcdermott e a empregada Grace Marks. Ambos são condenados à morte, mas a culpa do assassinato até hoje nunca foi provada.
Continua depois da publicidade
12 – A Escada (HBO Max)
A trama é inspirada em um caso real acontecido nos Estados Unidos em 2001. Kathleen Peterson (Toni Collette) foi encontrada morta ao pé da escada. A dúvida que fica é: Foi acidente ou ela foi assassinada pelo marido? Conforme a série se desenrola, o espectador pode mudar de opinião acerca da inocência de Michael (Colin Firth) várias vezes.
13 – A Small Light (Disney +)
A minissérie se ambienta na 2ª guerra mundial e se dedica a contar a história de Miep Gies, uma holandesa que escondeu a família de Anne Frank dos nazistas por mais de dois anos. Assim, colocando a própria vida em risco.
14 – The Crown (Netflix)
Certamente uma das séries baseadas em fatos reais mais conhecidas, The Crown retrata a família real britânica durante o reinado de Elizabeth II. Trazendo assim, todos os grandes fatos e as grandes polêmicas da coroa no período.
Continua depois da publicidade
15 – Como Vender Drogas Online Rápido (Netflix)
Buscando impressionar a ex-namorada que agora namora um traficante, Moritz Zimmermann (Maximilian Mundt) começa a divulgar drogas online. Dessa forma, Zimmermann monta um império do tráfico sem sair do quarto. A saber, a história é inspirada em Maximilian Schmidt, um dos maiores traficantes da Alemanha.
16 – A Caminho do Céu (Netflix)
A série conta a história de um ex-presidiário que ao sair da prisão descobre que herdou a empresa de limpeza de locais de trauma, crimes ou de casas onde pessoas faleceram. A história é baseada na biografia do sul-coreano Kim-Sae Byul.
17 – Maid (Netflix)
Mais uma produção da Netflix, essa aborda a história de Alex, uma mãe que foge de um relacionamento abusivo com o marido. Sem casa e sem emprego, ela vai reconstruindo a vida junto com a pequena Maddy.
Continua depois da publicidade
18 – The Good Lord Bird (Paramount +)
Contada sob o ponto de vista de um escravo recém liberto, essa produção da Paramount conta a história de John Brown, uma importante figura da história dos EUA que lutou contra a escravidão.
19 – Inventando Anna (Netflix)
Essa série se baseia na história real de Anna Delvey, jovem russa que se muda para Nova Iorque e finge ser uma herdeira alemã para dar golpes em milionários. Graças ao seu poder de persuasão ela consegue empréstimos e mantém uma vida de luxos.
20 – Notre Dame: Catedral em Chamas (Netflix)
Essa série francesa aborda a angústia de um momento recente e triste para a nossa história. A saber, a trama detalha os acontecimentos do dia 15 de abril de 2019, o incêndio da catedral de Notre Dame em Paris.
Continua depois da publicidade
21 – Lorena (Prime Video)
Por fim, a única série da lista que é produzida pelo Prime Video, a trama conta a história de Lorena Bobbit, que em 1993 resolveu ir até às últimas consequências para se vingar do marido agressor.