A partir de agosto, os chineses vão assistir à primeira série de TV do país sobre os Jogos Olímpicos, com a participação de grandes atletas, criada com o objetivo de aumentar o conhecimento olímpico e o interesse pelo esporte na população, informou hoje o jornal China Daily.
Continua depois da publicidade
Durante 20 capítulos dedicados a 20 modalidades, a ex-jogadora de badminton Gong Ruina vai dividir a tela com atletas e cinco atores, cada um com a metade do nome de uma das cinco mascotes olímpicas.
Os nomes dos “cinco amigos” são todos formados por duas sílabas idênticas, como Beibei, o peixe, e Jingjing, o urso panda. Mas com uma sílaba de cada nome se escreve a frase “Bei Jing Huan Ying Ni”, que significa “Bem-vindos a Pequim”.
Segundo vários estudos, a sociedade está praticamente à margem do evento. De acordo com a agência oficial de notícias Xinhua, mais de 70% dos pequineses desconhece os slogans olímpicos. Mesmo com as mensagens sendo transmitidas pelos meios de comunicação oficiais.
A situação é mais grave em Xangai, onde a maioria dos habitantes, segundo o jornal, ainda não sabe que a cidade vai receber jogos de futebol em 2008.
Continua depois da publicidade
No entanto, o Gallup mostrou em novembro de 2001 que “94,9% da população aprovam os Jogos”, diz Jin Yuanpu, catedrático da Universidade Popular da China.
A paixão pelo esporte está muitas vezes mais relacionada com o orgulho nacional que com o prazer de assistir às competições. O objetivo da série de televisão é fazer os chineses compreenderam melhor os esportes, para aprenderem a gostar de cada modalidade.