Uma série de furtos de botijão de gás foi registrada em escolas municipais de Morro da Fumaça, na Grande Florianópolis, no último mês. Mais de 10 botijões já foram levados, além de televisores. Segundo a prefeitura, arrombamentos estão acontecendo também em residências e estabelecimentos comerciais da cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
No último fim de semana, a Secretaria de Educação contabilizou três novas tentativas de furto em três escolas do município. Outras duas instituições já haviam sido roubadas.
De acordo com a pasta, pelas câmeras de segurança é possível ver que o padrão de furto se repete: o mesmo carro estaciona em frente às instituições em todas as ocorrências.
A Escola Zuleima Búrigo Guglielmi, no bairro Esperança, o Centro de Educação Infantil Honorata Pavei Maccari, no Loteamento Pellegrin, a Escola Zuleima Búrigo Guglielmi, a Escola Profissional Idalina Machado de Freitas, o CEI Luiz Casagrande e a Escola Olivio Recco foram atingidas.
Continua depois da publicidade
– Reforçamos a segurança das escolas com grades e fechaduras mais resistentes, mas não tem jeito, sempre conseguem entrar – afirma a secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.
> SC tem melhor classificação em mapa de risco para Covid em três meses
Na última ocorrência, segundo a secretária, a Polícia Militar chegou a abordar o carro identificado, mas não havia nada furtado no veículo. Por esse motivo, não houve flagrante.
– É difícil a semana que não aconteça ao menos dois arrombamentos no comércio. Geralmente, eles quebram a vidraça e entram pela porta da frente. As lojas sem grades de segurança são mais fáceis de serem invadidas – conta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, Claiton da Silva.
Nos próximos dias, o prefeito da cidade, Noi Coral, irá realizar uma reunião com os representantes do município e da segurança pública. Segundo ele, já existe um plano para finalizar com as ações.
Continua depois da publicidade
Leia também
Assembleia adia votação do ICMS após acordo de líderes
Serial killer de animais teria matado cães e mantido rituais cruéis em SC, diz polícia
Prefeito e vice de Canoinhas são presos em operação que investiga fraudes e corrupção