A participação do Brasil na II Guerra Mundial é o tema da série Por Mais Terras que Eu Percorra, que estreia neste sábado (12/7), às 12h30min, no Curtas Gaúchos, da RBS TV. O programa terá quatro episódios exibidos aos sábados, até 2 de agosto. No especial, serão destacados fatos como a luta dos pracinhas em solo italiano, a conquista de Monte Castelo e a libertação da cidade de Montese.

Continua depois da publicidade

Para a produção, a equipe viajou pelo Estado – Porto Alegre, Santa Maria, São Gabriel e Cachoeira do Sul – e também foi ao Rio de Janeiro e à Itália. No país europeu, foram recolhidos relatos de pessoas que conheceram os pracinhas brasileiros que lutaram no conflito, entre 1944 e 1945. Segundo a diretora Denise Marchi, a série trará depoimentos surpreendentes.

Por Mais Terras que Eu Percorra tem direção também de Luís Mário Fontoura, com roteiro de Bruno Carvalho e Luís Mário Fontoura.

12 de julho – Você Sabe de Onde Eu Venho?

Episódio retrata o auge da II Guerra Mundial, por volta de agosto de 1942, quando submarinos alemães aterrorizam o litoral brasileiro. O país declara guerra ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e prepara-se para enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a guerra.

Continua depois da publicidade

19 de julho – As Asas do Meu Ideal

A Força Aérea Brasileira, comandada pelo gaúcho Nero Moura, faz história nos céus da Itália. Em terra, os pracinhas enfrentam seus primeiros combates, enquanto estabelecem identificações com o povo italiano.

26 de julho – Não Permita Deus que Eu Morra

A conquista de Monte Castelo, a batalha mais conhecida da Força Expedicionária Brasileira na guerra, não foi uma tarefa simples. O episódio apresenta os ataques, as diferentes estratégias e a participação decisiva do general Mascarenhas de Morais na conquista final.

2 de agosto – Nossa Vitória Final

A última batalha dos pracinhas durante a guerra e a libertação da cidade de Montese será apresentada no episódio que encerra a série. Com o fim da guerra, os soldados brasileiros são reconhecidos pelo papel que desempenharam na libertação do povo italiano.