Dentro de um mês, 40 times dos quatro cantos do Brasil darão a largada a uma maratona de jogos para definir quais serão os quatro que se firmarão no cenário nacional e garantem calendário na próxima temporada. A deficitária e criticada Série D do Brasileiro terá largada em 27 de maio, mas ainda é cercada por interrogações.

Continua depois da publicidade

A começar pelos clubes participantes. A CBF ainda não tem definidas as 40 equipes que vão jogar. Isso porque alguns torneios estaduais ainda estão em andamento e em outros, os clubes classificados ainda não decidiram se vão entrar em campo.

E essa indefinição está em um dos grupos com representantes do Vale. O Brusque, primeiro time catarinense a assegurar vaga na competição com o vice-campeonato da Copa Santa Catarina de 2011, ainda não sabe se vai jogar. Com a autorização da Federação, a direção do clube dará a resposta na próxima semana.

Mas os problemas não param por aí. Neste mesmo grupo, ainda não se sabe qual será o representante gaúcho. O Veranópolis, dono da vaga, desistiu. Nos próximos dias, a Federação Gaúcha deve indicar um novo participante. A princípio, a vaga fica com o Novo Hamburgo.

Continua depois da publicidade