Brusque, Hercílio Luz, Joinville e Tubarão são os representantes de Santa Catarina na Série D do Brasileiro, que terá início neste final de semana. O quarteto se junta aos outros 64 times na busca do sonho incomum: as vagas na Série C nacional de 2020.
Continua depois da publicidade
O JEC, aliás, tenta o retorno, pois foi rebaixado no ano passado, enquanto o Leão do Sul faz a estreia na disputa nacional. Os outros dois são velhos conhecidos, pois estiveram em 2018 na disputa. Esses são os casos do Quadricolor do Vale e do Peixe.
Na primeira fase, as equipes se dividem em 17 grupos. Os líderes, bem como os 15 melhores segundos colocados, avançam à etapa de mata-mata. Os semifinalistas conquistam os acessos.
BRUSQUE
Em 2018
24º colocado na Série D (eliminado na segunda fase)
Continua depois da publicidade
4 vitórias e 4 derrotas
11 gols pró e 7 contra
Treinador
Waguinho Dias
Consolidado em Santa Catarina e aos 55 anos, o paulista de Sumaré tenta aquilo que ainda não conseguiu com uma equipe catarinense: o acesso à Série C. Após boa campanha com o Marcílio Dias no Estadual, o técnico assumiu o Brusque dia 9 de abril com o objetivo de subir com a equipe do Vale. Além do Marinheiro, ele também passou por Tubarão e Inter de Lages.

Reforços para a Série D
Magrão (zagueiro), Rodney (volante), Gama (volante), Romarinho (meia), Thiago Alagoano (meia), Fio (atacante), Thiago Henrique (atacante), Vinícius (atacante) e Júnior Pirambu (atacante).
Homem-gol
Jefferson Renan
Atacante, 26 anos
O jogador foi coadjuvante de Hélio Paraíba no início do Campeonato Catarinense, mas assumiu o protagonismo no decorrer da competição. A permanência para a Série D consolida Jefferson como a promessa de gols do Bruscão na competição.
Continua depois da publicidade
Aposta
Romarinho
Meia, 24 anos
Homem de confiança do técnico Waguinho Dias, o atleta que estava no Tubarão nas duas últimas temporadas tem a responsabilidade de ser o cara da criação no meio de campo do clube brusquense.
Adversários
O Brusque está no Grupo A15 e tem como rivais na primeira fase: Boavista-RJ, Foz de Iguaçu-PR e Gaúcho-RS.
Hercílio Luz
Em 2018
Não participou. Vai disputar pela primeira vez a Série D.
Treinador
Júlio Cesar Nunes
Aos 34 anos, ele chega ao Leão do Sul após trabalhar no Glória de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Um dos motivos para aceitar o cargo foi o calendário de competições, que mantém o clube em atividade durante o ano todo. Na apresentação, disse se trata de um grande desafio. Antes de ser treinador, foi auxiliar técnico de Luis Carlos Winck.
Reforços para a Série D
Paulo Sérgio (goleiro), Murilo Henrique (zagueiro), Hitalo Rogério (zagueiro), Vavá (lateral-esquerdo), Gabriel Busanello (lateral-esquerdo), Maykon Lucas (volante), Rafael Sayão (meia), Wallan Luan (atacante), Léo Bahia (atacante) e Júnior Juazeiro (atacante).
Continua depois da publicidade

Homem-gol
Kayron
Atacante, 24 anos
Fez dois gols no Catarinense 2019, na vitória sobre o Avaí e no empate com o Joinville, e continua no time para a disputa da Série D. Um goleador bastante conhecido do torcedor, Lima, treina em separado e espera proposta de outros times. Não teve acerto com o Hercílio e ele não vai defender as cores no clube na competição nacional.
Aposta
Victor Guilherme
Lateral-direito, 24 anos
Eleito o segundo melhor lateral-direito do Campeonato Catarinense 2019, o jovem jogador acertou a permanência após ser sondado por outras equipes. Ele chegou ao clube no ano passado para a disputa da Copa Santa Catarina e foi um dos destaques do vice-campeonato do time tubaronense.
Adversários
No Grupo A14, o Hercílio Luz vai enfrentar o Tupi-MG, Novorizontino-SP e Itaboraí-RJ.
Joinville
Em 2018
Rebaixado como lanterna da Série C
4 vitórias, 2 empates e 12 derrotas
12 gols pró e 13 contra
Treinador
Felipe Surian
Apresentado pelo Joinville em março deste ano durante a disputa do Catarinense após a demissão de Zé Teodoro, o treinador cumpriu a missão e livrou o JEC da quera. Aos 37 anos, Surian estava no Tupynambás-MG antes de chegar a Santa Catarina. O técnico já tem experiência na Série D, da qual já foi campeão com o Volta Redonda em 2016. Ele também soma passagens por Uberlândia, América-MG, Villa Nova-MG, Tupi, Caldense e Anápolis.
Continua depois da publicidade
Reforços para a Série D
Renato Justi (zagueiro), Ângelo (lateral-direito), Kotaro Umeda (lateral-direito), Leandro Salino (volante), Giba (meia), Jean Silva (atacante) e Felipe Alves (atacante).
Homem-gol
Hugo Almeida
Atacante, 33 anos
Com a saída quase certa de Nathan Cachorrão, artilheiro do JEC no Estadual, o atacante Hugo Almeida aparece como opção para ser o homem-gol tricolor na Série D. O jogador chegou ao time em janeiro e com quatro gols foi o segundo maior marcador do time no Catarinense.

Aposta
Jefferson
Goleiro, 26 anos
Foi um dos destaques do JEC no Catarinense e terá papel importante no time durante a Série D. Com uma primeira fase curta, com apenas seis jogos, ele terá a chance de mostrar mais uma vez boas atuações para ajudar o Tricolor a se classificar.
Adversários
No Grupo A17, o JEC terá pela frente Avenida-RS, Ferroviária-SP e Maringá-PR.
Tubarão
Em 2018
Eliminado nas oitavas de final da Série D
6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas
12 gols pró e 8 contra
Treinador
Luizinho Vieira
Aos 47 anos e natural de Criciúma, a 60 km de Tubarão, chegou na reta final do Estadual com a meta única: manter o Peixe na elite. Mais que o cumprimento da missão, a diretoria tricolor optou pela continuidade por conta do bom trabalho no período, com ênfase no resgate do torcedor e o conhecimento que tem no futebol.
Continua depois da publicidade

Reforços para a Série D
Carlos Alexandre (zagueiro), Everton (lateral-direito), Jeanderson (lateral-esquerdo), Léo Pereira (lateral-esquerdo), Silva (volante), Alexandre (atacante) e Romário (atacante).
Homem-gol
Edu
Atacante, 26 anos
Contratado no decorrer do Catarinense, o jogador foi decisivo na permanência do Tubarão na primeira divisão estadual. Anotou quatro gols importantes e a esperança é que continue eficaz. No entanto, tem a concorrência de Alexandre, recém-contratado e credenciado pela artilharia do Alagoano: oito tentos em 10 jogos.
Aposta
Robertinho
Meia-atacante, 19 anos
Cria da base tricolor, com dois anos e meio de casa, o jogador surgiu na Copa São Paulo deste ano, despontou no profissional no Catarinense e tem a Série D para se consolidar. Tem boa consciência tática, mas se destaca mesmo pela polivalência. É capaz de jogar em todas as posições do lado esquerdo, da lateral ao ataque.
Adversários
O Peixe tem como rivais no Grupo A16: Caxias-RS, São Caetano-SP e Cianorte-PR.