Lembra da Série B? O campeonato de acesso à elite do futebol nacional será retomado nesta segunda-feira — tem São Bento x Sport às 20h. Faz um mês desde a última partida de Criciúma e Figueirense.
Continua depois da publicidade
Os times foram para a pausa pela Copa América com vitórias, sobre Brasil-RS e Botafogo-SP, respectivamente, e passaram por pouquíssimas mudanças no período de intertemporada. Confira o que aconteceu nas duas equipes durante o período e como vão voltar para a Série B do Campeonato Brasileiro.
CRICIÚMA
O que esperar no retorno
Os quatro pontos conquistados nas duas últimas partidas antes da parada serviram como injeção de ânimo ao elenco tricolor. Os resultados tiraram o time da zona de rebaixamento e o clima de trabalho ficou mais leve. A equipe realizou todos os treinamentos no CT Antenor Angeloni e na reta final fez um jogo-treino com o Grêmio – com placar de 2 a 1 para os anfitriões, em Porto Alegre. O técnico Gilson Kleina enfatizou o entrosamento e espera que o time tenha “pegada de Série B” na retomada.
Ênfase da intertemporada
Nas atividades mais específicas, as finalizações tiveram bastante destaque, assim como a transição da defesa ao ataque. A equipe marcou apenas cinco gols nas oito primeiras rodadas, até a parada. Kleina tenta fazer do Tigre mais efetivo, reforçou a necessidade do time buscar o ataque constantemente.
Continua depois da publicidade
Movimentações no elenco
Havia expectativa por contratações. No entanto, com orçamento apertado, não ocorreram. O clube cogitou liberar atletas para abrir espaço na folha, mas segue com os mesmos jogadores. Os “reforços” estavam no elenco, como a volta do goleiro Luiz após longo período de ausência por lesão. Assim como o atacante Pedro Bortoluzo, que retoma o condicionamento físico nos próximos dias para ficar disponível novamente.
O time
A grande novidade deve ser Luiz no gol. Recuperado de lesão no joelho, ele reassume a posição por conta das lesões de Paulo Gianezini e Bruno Grassi. Durante a parada, o centroavante Léo Gamalho reencontrou a forma física e deverá ter mais presença nas escalações. O provável time titular para enfrentar o Coritiba na terça-feira tem: Luiz; Marcos Vinícius, Platero, Derlan e Marlon; Liel, Eduardo e Wesley; Reis, Léo Gamalho e Vinicius.
FIGUEIRENSE
O que esperar no retorno
Um time ainda mais organizado e com melhor entrosamento. O Figueirense entrou na pausa da competição confiante com o desempenho, dois pontos atrás do G-4, e esperançoso pelo bom desempenho no 2 a 1 sobre o Botafogo-SP, a última partida. A equipe treinou todo o período no CFT do Cambirela e pelo que demonstrou diante do Brusque, no 1 a 0 que rendeu o título da Recopa Catarinense, vai voltar mais ofensivo.
Ênfase da intertemporada
A preocupação do técnico Hemerson Maria era com o condicionamento físico do elenco, de deixar os atletas no mesmo nível – direcionado aos que chegaram ainda durante o Catarinense ou antes da Série B. A solidez defensiva mantida (cinco gols em oito jogos) e a expectativa é de ver o Figueira mais agressivo no ataque.
Continua depois da publicidade
Movimentações no elenco
O Figueirense foi em busca de reforços para dar maior experiência ao elenco e mais opções ao treinador. Diante do Brusque, na Recopa Catarinense, o lateral-direito Victor Guilherme ganhou oportunidade e mostrou ser útil. Outra aparição no jogo foi a do meia-atacante Andrigo que pode ganhar espaço com o decorrer dos próximos jogos. O Figueira ainda tem o zagueiro Héliton, o lateral-esquerdo Roberto, o atacante Robertinho para aparecer. Yuri Mamute retoma condicionamento físico antes de ficar disponível.
O time
Pelo que apresentou no jogo da Recopa, a formação deve ser praticamente a mesma que vinha jogando a Série B. A grande novidade foi o lateral-direito Victor Guilherme, alternativa para a Alemão Teixeira. O time deve ganhar com melhor entrosamento entre Popp e Rafael Marques na frente. A provável formação para encarar o América-MG no próximo sábado tem: Denis; Victor Guilherme, Alemão, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho, Tony e Fellipe Mateus; Willian Popp e Rafael Marques.