Foi a parada, volta a pressão. Afinal, Avaí e Chapecoense passaram a Copa América na zona de rebaixamento. Com as atenções voltadas ao torneio de seleções, os times passaram cerca de um mês distantes da necessidade de imediata de vitórias.
Continua depois da publicidade
Mas a partir deste final de semana recomeça a batalha. O Leão chega com técnico novo e algumas peças, enquanto o Verdão do Oeste vai para a disputa com uma breve reformulação no elenco. Ambos têm como missão a permanência na elite do Brasileirão.

AVAÍ
O que esperar no retorno
Um time mais competitivo dentro de campo. Foi o principal estímulo do novo treinador, Alberto Valentim, ao elenco azurra. O mês de trabalho do técnico foi marcado por maior intensidade nos treinamentos, consenso entre os atletas, para que isso seja refletido nas partidas. Se a equipe vai ser mais ofensiva ou defensiva é uma incógnita. É que a competitividade provém das sucessivas variações de esquemas táticos e escalações utilizadas por Valentim nos treinamentos.
Ênfase de intertemporada
Ter novo treinador significa um trabalho quase que do zero, ainda mais com tempo para treinar. Valentim tratou de conhecer melhor os atletas disponíveis e incorporar os quatro que foram contratados. A busca do técnico foi por conjunto. Tanto que as atividades na reta final de preparação, mesmo com muitas variações nas escalações em treinos, foram voltadas à ter um time mais compacto em campo – com jogadores mais próximos.
Continua depois da publicidade
Movimentações no elenco
A reformulação do Leão foi além do plantel. Dias depois da nona rodada, a derrota pra o Palmeiras no último jogo antes da Copa América, Alberto Valentim foi contratado para o lugar do técnico Geninho. Propenso a ir ao mercado já durante as primeiras partidas, o Avaí se reforçou. Vieram o lateral Léo, o volante Richard Franco, o meia-atacante Gustavo Ferrareis e o atacante Bruno Sávio.
O time
Com tempo e em conhecimento do elenco azurra, o técnico Alberto Valentim testou diferentes jogadores e esquemas táticos. A expectativa é que mais próximo da partida contra o Fortaleza, às 17h de sábado, o treinador tenha escolhido os 11. Certeza é de três presenças, pelo que o técnico demonstra: o goleiro Vladimir, o zagueiro Betão e o meia Douglas. Um Avaí para o jogo pode ter: Vladimir; Léo, Betão, Luanderson e Paulinho; Pedro Castro e Julinho; Lourenço, Douglas e Gegê; Brenner.

CHAPECOENSE
O que esperar no retorno
Uma postura mais agressiva nos jogos em casa, pressionando a saída de bola do adversário. Antes da parada para a Copa América a Chapecoense fez cinco jogos em casa e somou apenas cinco pontos, ganhou apenas do Internacional, na estreia. Ney Franco não quer que a equipe se limite a jogar no contra-ataque, principalmente na Arena Condá. O elenco recebeu folga de 10 dias, treinou em sua estrutura e teve um jogo-treino, o 0 a 0 com o Operário-PR, realizado com portões fechados.
Ênfase de intertemporada
Além de treinar uma marcação mais alta, o técnico testou variações na formação do time, com dois ou três volantes e com três ou quatro jogadores no meio. Mas deve manter o esquema no 4-3-3 com dois volantes e um meia. Também foram realizados treinos específicos para a equipe ter melhor transição ao ataque, e assim evite os chutões.
Continua depois da publicidade
Movimentações no elenco
A Chapecoense tratou de enxugar o elenco. Antes disso, teve troca no departamento de futebol. Saiu Newton Drummond e Michel Gazola, que atuava em outra função no clube, assumiu como diretor de futebol. Saíram o volante Orzusa e o atacante Victor Andrade, por término de contrato de empréstimo. Os atacantes Bruno Silva e Perotti foram emprestados. Os também atacantes Lourency e Rildo foram liberados. A única contratação no período foi a do zagueiro Maurício Ramos. O goleiro João Ricardo voltou a ficar disponível, depois de cumprir suspensão preventiva por suspeita de doping.
O time
A equipe que vai voltar a campo terá como base os 11 jogadores titulares durante as nove primeiras rodadas do Brasileirão. A grande novidade deve ser a volta de Eduardo, recuperado de lesão, à lateral direita, Com a entorse de tornozelo, Elicarlos deixa o time. Assim, Ney Franco deve recuar Camilo e colocar Aylon no ataque. A provável formação tem: Tiepo; Eduardo, Gum, Douglas e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Gustavo Campanharo e Camilo; Aylon, Everaldo e Arthur Gomes.