A inadimplência dos consumidores deve crescer no segundo semestre do ano, segundo informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Em maio, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 0,3% em relação a abril, atingindo o patamar de 98,6. Esta é a sétima alta mensal seguida.

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Pela metodologia utilizada, o indicador busca prever, em um horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da inadimplência. Níveis abaixo de 100 indicam que, apesar do horizonte de elevação no segundo semestre, a inadimplência do consumidor não deve atingir patamares críticos.

Segundo os técnicos da Serasa Experian, “o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres, acima da expansão da massa de rendimentos, e o atual ciclo de aperto monetário (elevações da taxa Selic), aumentando o comprometimento de renda do cidadão com pagamentos de juros e amortizações, contribuirão para a elevação dos níveis de inadimplência dos consumidores nos próximos meses”.

Empresas

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Inadimplência das Empresas, também divulgado hoje, apontou queda de 1,4% em maio ante abril. Este foi o 13º recuo mensal consecutivo.

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