Ficou mais complicado para o cidadão joinvilense regularizar pendências de crédito e fazer consultas de CPF e CNPJ. A Serasa Experian, empresa que gerencia um banco de dados sobre a situação de crédito de empresas e consumidores, fechou nesta sexta-feira a sua unidade de atendimento em Joinville. A agência de Blumenau também foi desativada.

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Em dias de grande movimento, a unidade de Joinville chegava a realizar até 100 atendimentos. Quem procurava o espaço já estava sendo avisado sobre o encerramento das atividades. A partir de agora, quem precisar dos serviços terá que se dirigir às agências de Florianópolis ou Curitiba, já que, por medidas de segurança, o Serasa não disponibiliza informações por telefone ou e-mail.

Também é possível ser atendido por meio de carta com aviso de recebimento. Para isso, é preciso enviar requerimento com assinatura reconhecida em cartório e cópia do RG e CPF do requerente. O Serasa responde por carta, gratuitamente, dentro de um prazo médio de 10 dias.

As agências de Joinville e Blumenau não foram as únicas a serem desativadas. A empresa já havia anunciado que iria fechar, aos poucos, oito unidades em todo País. Em nota oficial, a Serasa diz que a medida faz parte de uma estratégia empresarial que busca a racionalização de processos e a introdução de novas tecnologias, “objetivando elevar sua capacidade de inovar, competir e a satisfazer seus clientes”.

A Serasa Experian também alega que uma “recente revisão estruturada de muitos processos revelou diversas áreas para potenciais eficiências de custo, melhorando o desempenho dos negócios. A maioria dos funcionários será realocada.

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– O bem-estar de nossos profissionais está no centro de nossas decisões e estamos sempre comprometidos a fazer tudo que pudermos para minimizar os impactos individuais – diz o comunicado.