Desenvolva-se, crie espaço na sua mente, que por sinal é limitada, para ser quem realmente é. Quando digo limitada me refiro aos conceitos que você faz de si, dos outros e da sua própria maneira de pensar ou agir.

Continua depois da publicidade

É provável que sua mente consiga visualizar poucas – duas, no máximo três – possibilidades de qualquer situação e você, sem notar, cria barreiras de auto-sabotagem que te impedem de ir além com pensamentos do tipo: isso eu não vou conseguir, não sou capaz, não sei viver sem, não sou amado. Quantos não você diz para si?

Pare com tantos julgamentos, você é muito mais do que as definições que pode fazer de si mesmo: vendedor, loiro/moreno, músico, magro/gordo, inteligente, decorador, pai/mãe, atleta, estudante, médico, adolescente, racional ou sentimental.

Essas características te definem quanto a preferências, qualidades ou profissão. No entanto são apenas camadas superficiais que o sustentam num meio social onde você interpreta papéis. Muitas vezes você foge de si mesmo realizando atividades que não te fazem bem ou mantém relações onde não há mais crescimento, só porque isso o faz sentir-se aceito socialmente, admirado, reconhecido ou ainda por medo da mudança. Esse intuito vazio pode distanciá-lo daquilo que você realmente é e daquilo que mais lhe deixa feliz, vibrante e em paz.

Ser quem se é, é valorizar as experiências, é fazer o que se ama, é viver com o coração em paz, sem apegar-se demasiadamente ao passado, sem buscar culpados, álibis ou desculpas. É não preocupar-se ansiosamente com o futuro. É assumir toda a sua bagagem de vida, inclusive todos os sentimentos que vierem à tona num dia corriqueiro. É também sentir raiva. Esse sentimento deve ser encarado como humano, atentando-se para que essa emoção não dure muito tempo e não venha a transformar-se em doença ou arrependimento após uma atitude impulsiva.

Continua depois da publicidade

Ser você é sentir saudade, entregar-se a esse sentimento e após apropriar-se dele, deixar que vá. Quando você permite sentir aquilo que se apresenta sem resistência, entregando-se, aceitando, tudo flui e há abertura para o novo na vida. Não se apegue ao que impede o seu crescimento, nos papéis que lhe trazem angústia e naquilo que te leva para longe daquilo que você é.