A sequência de eventos pela qual o Rio de Janeiro passa está deixando a cidade gradualmente preparada. Depois da Copa das Confederações, agora a capital carioca terá uma movimentação muito maior com a visita do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude.

Continua depois da publicidade

A partir de terça-feira, são esperados 800 mil visitantes. A previsão é que o movimento nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont cresça 60%. Serão 10 mil ônibus fretados com peregrinos e os táxis estarão liberados para usar bandeira 2. O objetivo é incentivar a circulação para não deixar ninguém sem transporte.

No dia 25, na Missa da Acolhida, e dia 26, com a encenação da via-sacra, são esperadas 1,5 milhão pessoas em cada uma das ocasiões. Para tentar amenizar a questão da mobilidade urbana, a prefeitura decretou quatro feriados em uma semana.

Com a preocupação de eventuais protestos, o efetivo das Forças Armadas será de 14.300 homens. Já acostumado ao Réveillon e Carnaval, o Rio ainda tem pela frente a Copa e a Olimpíada. Precisando melhorar em aspectos como transporte público e aeroportos, mas com grande capacidade hoteleira, o objetivo é chegar já em 2014 com uma situação bem melhor.

Continua depois da publicidade