Três torcedores do time espanhol Valencia foram condenados a oito meses de prisão por insultos racistas contra Vini Jr., proferidos em maio do ano passado ao jogador brasileiro no estádio Mestalla. As informações são do portal AS.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A sentença também proíbe os condenados de acessar qualquer estádio por dois anos, além de pagar os custos do processo. A decisão é um marco na história do futebol espanhol por se tratar da primeira por insultos racistas em um jogo da La Liga.

Confira imagens de Vini Jr. no Real Madrid e na Seleção Brasileira

Continua depois da publicidade

Relembre o caso

O caso aconteceu em 21 de maio de 2023 durante uma partida entre Real Madrid e Valencia. Na época, o jogo foi interrompido. Depois de uma denúncia da La Liga, foram identificados os torcedores que insultaram Vini Jr. a partir de imagens das câmeras de segurança do estádio.

Ainda segundo o AS, os acusados leram uma carta com um pedido de desculpas a Vini Jr. O presidente da La Liga, Javier Tebas, disse que, mesmo demorando, a decisão mostra que a Espanha é um país que garante o cumprimento das leis e que espera que a legislação evolua para esses casos.

— Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar, que a La Liga irá detectá-los, denunciá-los e terão consequências criminais para eles — afirmou Tebas.

Vini Jr. espera conquistar seu primeiro título pela seleção na Copa América

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Leia também:

A distância que separa o Corinthians do Palmeiras e do Flamengo

Espanha, Inglaterra e Holanda anunciam convocados para Eurocopa 2024 de forma inusitada