Na madrugada desta quinta-feira Blumenau registrou a menor temperatura do ano com 4,8 ºC, e sensação térmica de 1,5 ºC, e foi ainda mais gelada que a de quarta-feira, quando o termômetro oficial da cidade chegou a 6,6 ºC.

Continua depois da publicidade

Apesar da mínima registrada durante a madrugada e amanhecer, foi por volta das 9h que a cidade teve a sensação térmica mais baixa do dia, chegando a -1,1 ºC. Os termômetros registravam 9 ºC, mas o vento intenso no período fez com que o frio fosse ainda maior, segundo o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu).

– Hoje as máximas ficam entre 19 ºC e 21 ºC no período da tarde. O aumento significativo ocorre por conta do sol, mas amanhã a temperatura não deve passar dos 16 ºC, por conta do acúmulo de nuvens – ressalta Taciana Weber, meteorologista do AlertaBlu.

:: Site do Alerta Blu com previsão para os próximos dias

Um massa de ar polar domina o Sul do Brasil e outra massa de ar polar atinge a região entre sábado e domingo, de acordo com a Epagri/Ciram. As madrugadas do final de semana serão as mais frias do período, com temperatura mínima próxima e abaixo de zero. Na madrugada e amanhecer, em grande parte do Estado, os termômetros ficam entre -4 e -6 ºC (negativos) nas áreas mais altas do Planalto.

Continua depois da publicidade

:: Confira a temperatura em tempo real

Segundo informações da Epagri/Ciram há condição de neve entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, nas áreas mais altas do Planalto Sul. Condição de geada, nos demais dias, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. O registro de baixas temperaturas em Santa Catarina deve permanecer até segunda-feira.