Circular na rua na tarde desta quarta-feira em Blumenau foi uma tarefa difícil. O sol forte, a ausência de vento e a alta umidade fizeram com que os termômetros atingissem 36,7 °C e a sensação térmica chegasse a 45.3 °C por volta das 14h30min. A alta temperatura, de acordo com o Alertablu, é fruto de massas de ar quente vindas do Norte do país.

Continua depois da publicidade

A terça-feira também registrou forte calor: os termômetros atingiram 37,2 °C às 16h30min e a sensação térmica foi de 42,2 °C às 16h15min. O meteorologista do Alertablu, Gustavo Verardo, explica que na terça a temperatura maior foi mais fácil de ser enfrentada pois a umidade do ar era menor do que a registrada nesta quarta-feira, de aproximadamente 50%.

– Blumenau fica em um vale e como está próximo do litoral, é úmido. Quando temos a combinação de umidade alta e temperatura elevada, a sensação térmica é bem maior do que a registrada no termômetro. Em dias de altas temperaturas e muita umidade, o suor do corpo não evapora, o que é chamado de desconforto térmico – explica.

A maior temperatura do ano, 40 °C, foi registrada no dia 12 de janeiro e a sensação térmica chegou a 46,7 no mesmo dia.

Fim de semana deve ser de instabilidade na região

Continua depois da publicidade

Durante manhã e tarde de quinta-feira haverá variação de nebulosidade com risco de temporal em Blumenau. Devido ao calor e à alta umidade do ar, as condições para pancadas de chuva aumentam, principalmente entre o fim da tarde e início da noite. A sensação de ar abafado predomina e as temperaturas máximas oscilam entre 36 e 38 °C.

Na sexta-feira a aproximação de uma frente fria vinda do Paraguai deixa o tempo instável e com condições para pancadas de chuva. As temperaturas máximas ficam entre 31 e 33 °C.