O blumenauense não foi poupado do calorão nesta segunda-feira (8), dia em que a sensação térmica bateu recordes na cidade. Foi a maior registrada desde janeiro do ano passado, com 43,2ºC de puro abafamento (na medição das 14h). No termômetro oficial da prefeitura, instalado no Parque Ramiro, a temperatura chegou a 35,5ºC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Depois de uma semana de trégua, o verão voltou a mostrar todas as características da estação nesta segunda em Blumenau: termômetros acima dos 30ºC, céu de brigadeiro e sensação térmica “sufocante”. Os 43,2ºC superaram os 41,3ºC registrados em novembro de 2023, o maior do ano passado. Às 15h a sensação aumentou para 44,7ºC, ainda de acordo com dados do AlertaBlu.
Por pouco, a temperatura também não foi a maior desta estação, perdendo apenas para o primeiro dia do verão, em 22 de dezembro de 2023, quando o calor foi de 35,9ºC. Os números são da estação meteorológica do Ramiro Ruediger, ou seja, o calor é maior em locais menos arborizados em relação ao parque, por exemplo.
A semana “escaldante” deve continuar ao menos até sexta-feira (12), comenta a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins. Até lá, a previsão indica temperatura na casa dos 35ºC e risco de temporais isolados. Porém, o fim de semana deve ter diminuição no calor, já que a circulação marítima favorece o aumento de nuvens, o que pode trazer chuva fraca e, como consequência, a temperatura não subirá tanto.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Investigação apura se suicídio foi simulado para esconder assassinato em Blumenau