Os meteorologistas avisaram que o verão de 2015/2016 teria médias mais altas do que nos últimos anos. E quem estava em Santa Catarina nesta semana não duvida disso. A estação ainda nem chegou oficialmente e as temperaturas ultrapassaram facilmente os 30ºC todos os dias da última semana.

Continua depois da publicidade

Saiba quais são os impactos do calor no organismo e como amenizá-los

Mas não é só isso, a sensação de calor também ficou nas alturas nesta sexta-feira. Em Jaguaruna, no Sul do Estado, por exemplo, enquanto os termômetros registravam 35,5ºC, a sensação era de 45ºC. Em Botuverá, no Norte, a temperatura era de 32,5ºC e a sensação de 41ºC. Até o meio-dia, Joinville, Garuva e Jacinto Machado sentiram um calor de 40ºC, quando, na realidade, eram registrados 31ºc, 32,6ºC e 34,3ºC respectivamente.

Semana termina com sensação de abafamento e pancadas de chuva em SC

Continua depois da publicidade

A sensação de calor é uma combinação entre a umidade do ar (que está alta) e a temperatura. A desta semana está particularmente alta devido ao que os meteorologistas chamam de “pré-frontal“, uma condição que está associada a aproximação de uma frente fria.

Nestes dias é comum que as pessoas sintam efeitos como fadiga, insolação, cãibras e, quando a sensação de calor ultrapassa os 41ºC, até mesmo uma provável exaustão pode ser sentida.

Verão de 2016 será mais quente que o comum em SC devido ao El Niño