Copiar modelos de sucesso para que a indústria catarinense consiga competir com o resto mundo. Esta é a estratégia do Senai, que receberá assessoria em tecnologia e inovação de duas das principais instituições de pesquisa do mundo ao fechar parcerias com o Massachussetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, e a alemã Sociedade Fraunhofer. O primeiro tem 77 prêmios Nobel e o outro desenvolveu o MP3.
Continua depois da publicidade
Os parceiros vão trabalhar junto aos oito institutos de tecnologia do Senai já existentes no Estado – dois deles estão no Norte, em Joinville e Jaraguá – e também com os dois institutos de inovação a serem erguidos até 2014 em Palhoça e Florianópolis.
– O investimento programado para SC neste período é de R$ 230 milhões-, diz Sérgio Roberto Arruda, diretor do Senai-SC.
A intenção é criar uma rede de pesquisa voltada para a indústria que permita a criação de novos produtos.
Continua depois da publicidade
O trabalho da Sociedade Fraunhofer já começou e nesta semana foi realizado um encontro em Jaraguá do Sul, diz o diretor do Senai. Ele explica que o braço da sociedade a atuar no Estado é o IPK, que tem como característica auxiliar a implantação de institutos de pesquisa e tecnologia.
– O MIT, considerado o principal centro de tecnologia do mundo, vai trabalhar com intercâmbio de profissionais-, conta Sérgio Roberto.
Pessoas serão escolhidas para irem aos Estados Unidos receber treinamento.