Com mais de 220 mil matrículas em 2023, o SENAI/SC oferece desde cursos básicos de qualificação até cursos superiores de tecnologia, incluindo cursos técnicos e de aprendizagem industrial.
Continua depois da publicidade
— Os egressos de nossos cursos têm um índice de empregabilidade de 93% — afirma o diretor-regional, Fabrizio Machado Pereira.
Ou seja, 93 em cada 100 profissionais formados em cursos técnicos e de aprendizagem do SENAI/SC obtêm emprego até o final do curso ou alguns meses depois.
— A educação profissional se entrelaça com o desenvolvimento de inovação e tecnologia, outra frente de atuação do SENAI focada no fortalecimento da indústria, com uma dezena de institutos no Estado e mais de 80 no Brasil — acrescenta Pereira.
Ao formar profissionais com o perfil desejado pela indústria, a instituição amplia ainda mais a empregabilidade de seus egressos. Uma das formas de mesclar as duas frentes está no modelo de educação, no qual os estudantes são estimulados a identificar e solucionar problemas reais da indústria.
Continua depois da publicidade
A iniciativa tem o nome de “Projetos Integradores”, pois estes integram as diversas áreas do conhecimento necessárias a cada situação de aprendizagem. Este modelo abrange cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos de nível médio e cursos superiores. No caso das graduações, o trabalho se aproxima dos institutos de inovação e de tecnologia, nos quais podem ser realizadas pesquisas básicas ou aplicadas.
Apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico
A proposta de ampliar seu escopo de atuação, abarcando o apoio à inovação e ao desenvolvimento tecnológico se iniciou nos anos de 1990, com a criação de Centros de Tecnologia. E ganhou impulso a partir de 2011, quando foi criada a rede de Institutos SENAI, através de um modelo construído com base em experiências do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. Ambos prestaram consultoria ao SENAI para a implantação de sua rede de inovação e de tecnologia.
Os institutos de Inovação totalizam 28 no país – três deles em Santa Catarina. Por meio de pesquisa aplicada, eles promovem o desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas. A Rede de Institutos SENAI de Inovação atua com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na busca de soluções mais sustentáveis, formando uma rede multidisciplinar e mutuamente complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento às demandas da indústria em todo o território nacional e com parcerias internacionais.
Já os Institutos SENAI de Tecnologia (62 no país e sete em Santa Catarina) têm o objetivo de apoiar pequenas, médias e grandes empresas a se manterem atualizadas tecnologicamente e a fortalecerem sua presença nos mercados nacional e internacional. Esses institutos atuam fortemente na prestação de serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria e desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar processos e produtos, por meio das suas unidades espalhadas por todo o país.
Continua depois da publicidade