Nas Eleições 2022, Santa Catarina indica um nome para o Senado. Onze candidatos catarinenses disputam o cargo e o eleito será conhecido ainda neste domingo (1), após às 17h. A página especial do NSC Total permite aos eleitores acompanhar a apuraração de votos no Estado em tempo real.

Continua depois da publicidade

Acompanhe a apuração em tempor real das Eleições 2022

Neste ano, os eleitores votam para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Cada estado e distrito federal do Brasil tem direito a três senadores. Os mandatos se renovam a cada oito anos e em cada eleição até duas vagas podem ser escolhidas por estado. 

Quanto ganha um senador?

Atualmente, Santa Catarina tem dois senadores na ativa, que também estão concorrendo ao governo estadual, Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (Progressistas). Assim, há apenas uma vaga para senador sendo disputada nas eleições deste ano. O candidato eleito será conhecido ainda neste domingo. 

Continua depois da publicidade

A ferramenta do NSC Total permite que os eleitores acompanhem a votação em todo Brasil e em Santa Catarina. Os resultados finais de senador, deputado federal e estadual serão conhecidos ainda no domingo.

Qual a duração do mandato de um senador

Como um senador é eleito

Os senadores, assim como os outros representantes políticos, como os deputados estaduais, federais, governadores e o Presidente da República são eleitos via eleição popular direta, a cada quatro anos.

A diferença é que, diferente do presidente e dos governadores cuja eleição geralmente se dá e dois turnos, a para a escolha dos senadores é definida já no primeiro turno das eleições.

O senador é o representante com o mandato mais longo entre os cargos políticos, tendo oito anos de duração, podendo ser reeleito. Cada Unidade da Federação elege, alternadamente, três senadores, sendo um ou dois eleitos a cada quarto anos.

Continua depois da publicidade

O que pensam os principais candidatos de SC ao Senado

Diferente dos senadores, os deputados podem garantir uma vaga no congresso por meio de um sistema de votação proporcional, que considera os votos totais obtidos por cada sigla partidária.

Logo, muitos dos deputados acabam sendo eleito mesmo sem serem o mais votados.

Já os senadores são eleitos via votação direta, ou seja, apenas aqueles que obtiverem o maior número de votos em seus estados serão os eleitos.

Saiba o que faz um senador no vídeo

Leia também:

Eleições 2022: confira as pesquisas eleitorais Ipec/NSC para governador, senador e presidente

Mapa mostra por onde passaram os candidatos ao governo de SC na campanha eleitoral

Confira todos os episódios do podcast O Candidato