“Ninguém sabe muito bem como atender demandas que aparecem de repente, com esses mecanismos lentos, como são o Congresso e o Governo” (Fernando Henrique Cardoso – ex-presidente da República). Em mais de 30 anos de vida pública, ocupei diversas funções executivas e legislativas e acumulei vivência e experiência para afirmar, sem medo de errar, que os governos, do modo como nós os conhecemos, não funcionam mais. As redes sociais e os smartphones “explodiram” o poder.
Continua depois da publicidade
Nos últimos três anos, a web, a grande rede mundial de computadores, foi o meio condutor para mais de 80 revoltas populares em todo o planeta. Estes e outros fatores levam o ex-presidente Fernando Henrique à constatação que abre este artigo e com a qual eu concordo ampla e plenamente. Não há mais dúvida alguma de que nós precisamos nos reinventar. Temos que buscar a inovação. Dividir com as forças produtivas – e Santa Catarina é referência nacional em exemplos de empreendedores vitoriosos – a tarefa de construir o futuro da nação.
Ao Estado, do qual o governo é o braço executivo, cabe a imensa responsabilidade de prestar serviços públicos de qualidade, para atender as necessidades das pessoas, na saúde, na educação e na segurança. Projetos de infraestrutura, mobilidade urbana, saneamento, turismo, cultura e esporte, para citar alguns segmentos, podem e devem ser pensados e executados em conjunto e parceria com os agentes privados, com regras claras e controle da sociedade. Nós precisamos de uma mudança profunda para construir um novo modelo de governo e, assim, garantir uma vida melhor para todos os catarinenses e brasileiros.“