O Senado aprovou nesta terça-feira (8), em plenário, o projeto de lei que pode conferir para Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, o título de Capital Nacional dos Atiradores. O projeto agora segue para a sanção do presidente Lula.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A proposta foi apresentada ainda na legislatura passada do Congresso, pelo ex-deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB). O texto havia sido aprovado em 2019 pela Comissão de Educação e Cultura, com a relatoria do então senador catarinense, Dario Berger (PSDB). No relatório, ele destacou que as sociedades de tiro esportivo são tradições de origem germânica, muito comuns no Sul do Brasil. Hoje, as sociedades desempenham importantes papeis culturais, esportivos e recreativos para as cidades.

Após quase cinco anos, nesta semana, o projeto de lei foi inserido na pauta do Senado a pedido do senador Esperidião Amin (PP). Com a aprovação em plenário, agora só falta a sanção presidencial para garantir a Jaraguá o título nacional.

Tradição em Jaraguá

Ao apresentar o texto no Senado, Amin lembrou a tradição da prática do tiro esportivo na cidade do Norte de Santa Catarina, influenciada pela chegada de imigrantes alemães na segunda metade do século 19.

Continua depois da publicidade

Jaraguá do Sul também é sede da Schützenfest, conhecida como a maior festa de atiradores fora da Alemanha. O evento ocorre anualmente no mês de novembro, para celebrar as tradições germânicas. A Schützen ainda reúne majestades do tiro de pelo menos 17 sociedades culturais diferentes.

O Município inaugurou, em novembro de 2023, o Estande de Tiro Olímpico Roland Leopoldo Germano Janssen, no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe. O espaço pode receber competições nacionais de tiro esportivo, inclusive em categorias olímpicas.

Veja fotos da Schützenfest, em Jaraguá do Sul

Leia também

Maior festa de atiradores do Brasil, 33ª Schützenfest vai animar Jaraguá do Sul

Número de vereadoras eleitas nas cidades do Vale do Itapocu em SC cresce 250%; veja lista