O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, deverá encaminhar informações ao Senado sobre as atividades que a ex-chefe de gabinete da Presidência, em São Paulo, Rosemary Noronha, exercia na função. A Mesa Diretora do Senado aprovou nesta terça-feira um pedido para que o ministro preste os esclarecimentos.
Continua depois da publicidade
O pedido foi aprovado após requerimento do senador Mário Couto (PSDB-PA). O parlamentar quer informações detalhadas sobre a emissão de um passaporte diplomático para Rosemary e quem solicitou o documento.
Saiba mais:
> Leia matérias sobre a Operação Porto Seguro
Continua depois da publicidade

Rosemary Noronha é acusada pela Polícia Federal, na Operação Porto Seguro, de participar de um esquema criminoso infiltrado em órgãos públicos federais que vendia e manipulava pareceres. Ela teve a prisão preventiva pedida, mas a juíza federal substituta, Adriana Freisleben de Zanetti, entendeu que seria mais adequada a aplicação de medidas cautelares alternativas, como o comparecimento periódico em juízo.
A Mesa Diretora do Senado também aprovou um requerimento solicitando informações da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do ministro da Pesca, Marcelo Crivella, sobre providências para melhorar a gestão ambiental no governo. O requerimento é da Comissão de Fiscalização e Controle da Casa e pede ainda o detalhamento das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União sobre o assunto.