O I Seminário da Cidade de Florianópolis começou nesta segunda-feira como um marco das discussões do planejamento urbano do município pela nova administração. Representantes do Instituto do Planejamento Urbano (Ipuf) e especialistas de outras regiões do país ministraram palestras sobre desenvolvimento urbano no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para representantes comunitários e entidades de classe.

Continua depois da publicidade

O exemplo da cidade de Medellín, na Colômbia, que conseguiu vencer a violência com planejamento urbano voltado para todas as classes sociais, foi mostrado pelo arquiteto Gustavo Restrepo, um dos responsáveis pelo projeto naquele país. A região focou no desenvolvimento a partir das localidades mais humildes.

O momento mais esperado do debate nesta terça-feira, último dia do evento, é a plenária, às 19h30min, no auditório Garapuvu, quando os participantes poderão debater sobre os temas do seminário e o futuro de Florianópolis. O assunto principal deve ser a participação popular no Plano Diretor, que deve começar só no fim de abril.

Continua depois da publicidade