A instabilidade que chegou em Santa Catarina na tarde de ontem deve permanecer no Estado nos próximos dias. E nesta sexta-feira, a umidade provocada pelo ar frio que vem do litoral faz com que o dia tenha céu bastante encoberto, chance de chuva a qualquer hora e possibilidade de temporais isolados. Em relação aos últimos dias, as temperaturas diminuem um pouco.
Continua depois da publicidade
À tarde, segundo a técnica em meteorologia da RBS TV, Bianca Souza, as máximas chegam aos 19ºC na Grande Florianópolis e 20ºC no Vale do Itajaí. Dos Planaltos ao Oeste, os termômetros ficam mais amenos e se aproximam dos 18ºC.
— Ao longo da tarde ocorrem períodos de melhoria até com algumas aberturas de sol mais nas cidades do Oeste catarinense — lembrou Bianca.
Nas últimas 24 horas, muitos municípios registraram volumes de chuva acima do esperado para o mês de maio. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemeden), em Guaramirim, no Norte de SC, entre a noite de ontem e madrugada de hoje, 138 milímetros de chuva caíram na cidade.
Confira a lista dos municípios que mais registraram chuva:
Continua depois da publicidade
138 mm Guaramirim
126 mm Romelândia
120 mm Pomerode
113 mm Maravilha
112 mm Mondaí
110 mm Itapiranga
104 mm São Carlos
101 mm Alpestre
Tempo no sábado
Amanhã, sábado, a instabilidade deve diminuir, mas a umidade segue avançando do mar. Além disso, uma frente fria – sistema de chuva – na altura do Rio Grande do Sul traz a previsão de muitas nuvens, algumas aberturas e chuva isolada em momentos do dia. As temperaturas ficam entre 21ºC e 23ºC em boa parte das cidades.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Alagamentos – evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Enxurradas – não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo.
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo – proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos.
Continua depois da publicidade
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.