Depois de um amanhecer de domingo gelado com direito à rápida neve na Serra catarinense, a semana começa com temperaturas baixas em todo o Estado e chance de geada em todas as regiões.

Continua depois da publicidade

Segundo a Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, as madrugadas de hoje e de amanhã podem registrar mínimas negativas, entre -1°C e -6°C, nos pontos mais altos do Oeste à Serra, favorecendo a formação de geada em diversas áreas.

Já no litoral, que deve registrar mínimas entre 2°C e 5°C – consideradas por meteorologistas extremamente baixas para esta época do ano na costa catarinense –, há chance de geada em pontos isolados.

O fenômeno é causado por uma massa de ar polar que predomina no Sul do Brasil. Segundo Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, apesar do frio da manhã, o tempo ensolarado ajuda a elevar um pouco as temperaturas durante a tarde, chegando a 15ºC em boa parte das cidades.

O blogueiro responsável pelo site São Joaquim Online, Mycchel Legnaghi, 33 anos, registrou em vídeo a neve, que chegou a cobrir parte da estrada, carros e telhados. Segundo ele, ventava muito e a sensação térmica no momento era de -10ºC.

Continua depois da publicidade

Puchalski descarta a possibilidade do fenômeno se repetir nesta semana. Segundo a meteorologista da Epagri Ciram Laura Rodrigues, um ciclone que estava próximo do mar entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsável por trazer a umidade, perdeu força, tornando o cenário pouco propício para a neve.